30 de janeiro de de 1969.
Há exatos 46 anos os Beatles realizavam o seu último show. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr já haviam excursionado exaustivamente pelo Reino Unido, conquistado os Estados Unidos, mas desde 1966 eles não faziam um show ao vivo. O hiato dos palcos foi reflexo do trauma que sofreram durante a Beatlemania, quando milhares de jovens gritavam sem parar só de vê-los e até o som do seu palco era abafado por esses berros. A derradeira apresentação que a banda fez no terraço da Apple Records, no centro de Londres, foi planejada para ser um ‘grand finale’.
Gravado para o filme Let It Be, o show surpresa atraiu uma multidão que se espremeu na curta calçada em frente ao edifício. No repertório, os Fab Four deixaram de fora os grandes sucessos do início da carreira preferindo executar músicas dos últimos discos, Abbey Road (1969) e Let It Be (1970), como “Get Back”, “Don’t Let Me Down”, “I’ve Got a Feeling”, “Dig A Pony” e “One After 909”.
The Beatles Rooftop Concert 1969 London (HD) from lordcris on Vimeo.
1) O prédio
O edifício da Apple Records – localizado no número 3 da Savile Row – foi adquirido pelos Beatles em 1968. O estúdio que a banda construiu no térreo foi utilizado durante as sessões de Let It Be, em 1969, e também por outros artistas, como Roger Daltrey (do The Who) e a banda Badfinger. A Apple Records ficou lá até 1976. Hoje é a loja de roupas Abercrombie & Fitch que ocupa o endereço (e ponto turístico).
2) O conceito
A ideia de encerrar o filme Let It Be com um show ao vivo, em um lugar diferente, era um plano que os Beatles tiveram desde o início do projeto. “Eles queriam fazer um show num barco, num teatro na Grécia ou no The Roundhouse, em Londres”, contou tempos depois Neil Aspinall, ex-produtor da banda. O telhado da Apple Records foi escolhido pelos Fab Four só no dia 26 de janeiro, quatro dias antes do show.
3) O show
O mês de janeiro é quando chega o ápice do inverno londrino. Por causa da temperatura, que ficou em torno dos cinco graus naquele dia, o show dos Beatles foi marcado para o meio-dia. Ringo Starr até usou um casaco laranja da sua esposa para amenizar o frio. A apresentação foi rápida, durou apenas 42 minutos – dois gravadores, com oito rolos de fita, conseguiram registrar todo o áudio.
4)O palco
O show no telhado da Apple foi realizado 2 anos, cinco meses e um dia depois da última aparição ao vivo da banda, no Candlestick Park, em São Francisco, em 1966. Outra curiosidade sobre o espetáculo é que a banda se posicionou de maneira diferente no palco montado em cima do prédio: John foi para o meio e George para a esquerda. Os dois sempre se colocaram em pontos invertidos, como você pode ver na foto abaixo.
5) O público
Não pense que foi fácil para o para o público assistir (e ouvir) ao show lá de baixo. Com tudo montado em cima do prédio para captar a apresentação da melhor forma possível para o filme, as pessoas que se amontaram na calçada precisaram driblar o barulho, os carros que passavam pela rua e a histeria descontrolada dos beatlemaníacos. Você pode ter ideia como uma pessoa “comum” acompanhou o show com o áudio de “Don’t Let Me Down” registrado do nível do solo: