NRC | 5 grandes coleções de LPs

18/06/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

18/06/2014

Uma coleção de discos de vinil pode ser grande pelas raridades que reúne, mas também pela quantidade de itens. E haja espaço para tanto disco.

Algumas pessoas dedicaram sua vida inteira à busca de preciosidades e hoje em dia tem mais discos do que podem ouvir. Muito além de coleções pessoais, são acervos que ajudam a recontar a história da música e do vinil. Reunimos abaixo cinco grandes coleções de LPs, EPs e singles em vinil, pra deixar os apaixonados por eles babando. O número de discos é aproximado. E lembre-se: não é tarde para começar uma coleção.

*

60 mil discos
Em 2004, o DJ e radialista da BBC Radio 1 John Peel morreu com 65 anos e deixou em sua casa uma das maiores coleções de LPs do Reino Unido. Todos seus bolachões estavam arquivados numericamente e aos poucos eles estão sendo reunidos de uma forma interativa e inteligente no site johnpeelarchive.com. De acordo com o acervo digital, só de David Bowie, Peel tinha 57 discos de vinil, entre LPs, EPs e singles. Ele costumava catalogar e classificar suas raridades em um cartãozinho que o site também mostra.

john peel colecao

300 mil discos
Com uma coleção estimada em U$ 1.5 milhões, esse senhorzinho chamado Murray Gershenz tentou vendê-la para ter dinheiro o suficiente para viver sem necessidades. Ele começou a reunir o acervo aos 16 anos, quando o que mais gostava era dos discos de vocais clássicos. No ano passado, Gershenz morreu aos 91 anos. Mas antes de partir, ele conseguiu passar adiante sua coleção para um brasileiro que não divulgou seu nome.

Murray Gershenz colecao

500 mil discos
O antigo dono da Pandemonium Records (Manchester, EUA), George Davenport, teve que lidar com um grande problema anos atrás. Parte de seu acervo gigantesco de LPs, fitas-cassete e CDs foi destruído pela água que vazou no porão onde ficavam os discos. Agora, sua coleção que reúne, praticamente, todos os gêneros musicais tem um novo lar. Os LPs jazzísticos dos anos 30 e outras centenas de milhares de preciosidades estão a salvo.

George Davenport colecao

1,5 milhões de discos
Temos um brasileiro na lista. A coleção do engenheiro Manoel Jorge Dias começou quando uma loja de roupas femininas dele fracassou. Pra se desfazer de todo o estoque de calcinhas e sutiãs, ele trocou as peças íntimas por livros, LPs e antiguidades. O bolachão renegado de Roberto Carlos, Louco Por Você, avaliado em R$ 7 mil, é um dos tesouros do acervo.

Foto: Rafael Balago

Foto: Rafael Balago

2 milhões de discos
A coleção que Paul Mawhinney, antigo administrador da loja Record Rama, reúne em uma sala de Pittsburgh (EUA) cerca de 2 milhões de LPs. Entre os bolachões, algumas super ultra raridades como o primeiro disco de vinil, fabricado em 1881, e uma compilação nunca lançada comercialmente dos Rolling Stones. Por essas razões é que o acervo de Mawhinney – chamado carinhosamente por ele de O Arquivo – é como um museu da indústria fonográfica. Desde que sua loja fechou em 2008, Mawhinney está tentando vender sua coleção por U$ 3 milhões e não consegue. Um preço muito baixo para um acervo estimado em U$ 50 milhões.

paul colecao 2 milhoes

Tags:, , , , , , , , ,

18/06/2014

Avatar photo

Revista NOIZE