Ocupação IBORU: Marcelo D2 abre instalação sobre “A Procura da Batida Perfeita” 

19/08/2024

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Thuanny Judes

Fotos: Divulgação/Caiano Midam

19/08/2024

O aclamado A Procura da Batida Perfeita (2003), álbum icônico de Marcelo D2 chegou ao streaming na última sexta-feira, 16/8. Para celebrar a ocasião, o artista se inspirou no universo do disco para criar uma instalação inédita na Ocupação IBORU, espaço localizado no centro do Rio de Janeiro. Idealizada pelo próprio artista e pela produtora Luiza Machado, a mostra convida o público para uma imersão multissensorial no universo do trabalho e ocupa o primeiro andar e o mezanino do espaço.

*

A exposição faz parte do projeto de digitalização dos álbuns do rapper, realizada pela Sony Music Brasil,. Além do disco tema da mostra, Eu Tiro É Onda (1998), Acústico Marcelo D2 (2004) e Meu Samba é Assim (2006) também estão disponíveis no streaming.

O espaço conta com QR codes para os visitantes ouvirem as faixas do disco e revisitarem alguns conceitos da época em que foi lançado, como grafites relacionados ao visual do álbum.

A Procura da Batida Perfeita iniciou a imersão de D2 no samba. Com título em referência ao single “Looking For The Perfect”, do Afrika Bambaataa, os beats do disco ganham a companhia da batucada e dos acordes de violão, criando uma composição orgânica e, até então, pouco explorada no rap brasileiro.

Nas músicas, samples de João Nogueira, Luiz Bonfá, Paulinho da Viola, Antônio Carlos & Jocafi e Marku Ribas dividem espaço com feats especiais com will.i.am (Black Eyed Peas) e Sain (Stephan, filho de Marcelo).

Além disso, o registro conta com convidados como Ivan “Mamão” (Azymuth) na bateria e Seu Jorge nos vocais de “A Maldição Do Samba”. Mario Caldato Jr. assina a produção do disco, que emplacou hits como “Qual É” e “Loadeando”.

A Procura da Batida Perfeita é um disco muito, mas muito importante na minha carreira e na minha vida. Ele mudou muita coisa em mim e, finalmente, está em todas as plataformas de streaming. A gente não tinha como deixar passar em branco”, revela D2.

Para o artista, o álbum propôs mudanças não só para a sua carreira, como para a vida de várias pessoas e, por isso, merece uma instalação que conte sua história e sua passagem pelo mundo da música. “A gente está muito feliz de poder fazer esse encontro. Afinal de contas, a Ocupação IBORU é pra esses encontros do passado, do presente, e pra escrever um futuro – é isso que estamos fazendo agora”, completa.

Criada pelo rapper e pela produtora em 2023, a Ocupação IBORU é um movimento que une arte, moda, educação e tecnologia. O projeto foi um desdobramento do álbum IBORU (2003), apontado pela APCA como um dos melhores do ano.

Em 2003, o espaço recebeu mais de 120 mil visitantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, cidades por onde o projeto viajou, e esse ano já abrigou  exposições como Linhagem Suburbana, de Wilmore Oliveira (Youknowmyface), com curadoria de Marcelo e Luiza, e ALAKORÔ – Uma exposição de Sérgio Marimba, com curadoria de Bianca Ramoneda.

“Me sinto honrada em estar recebendo essa instalação aqui no nosso espaço. Um disco super importante na minha vida, que me acompanhou por muitos anos, um disco muito importante na história da música brasileira, e fico muito feliz de poder se aprofundar um pouco mais nesse disco e estar fazendo uma homenagem também a esse trabalho”, conta Luiza.

Serviço A Procura da Batida Perfeita:
Local:
Ocupação IBORU – R. Sete de Setembro, 43 – Centro, RJ
Período: Até 7 de setembro
Horário: Terça a Sábado, das 11h às 17h
Ingressos: Programação gratuita, por ordem de chegada e sujeita a lotação
Confira a programação completa no Instagram do artista – @marcelod2

LEIA MAIS


Tags:, ,

19/08/2024

Avatar photo

Thuanny Judes