A vida do transgressor Julio Barroso vira documentário

18/03/2013

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

18/03/2013

Uma das histórias mais incríveis e pouco exploradas do rock brasileiro vai ganhar as telas da TV hoje à noite. O documentário “Marginal Conservador”, que a aborda a vida do editor, DJ, poeta, compositor e cantor carioca Julio Barroso, vai estrear no canal Bis (SKY/NET), às 19h30. Para quem não sabe, Julio, além de ser o criador do grupo Gang 90 & As Asburdettes, era uma das figuras centrais do rock brasileiro nos anos 80.

*

Numa época pré-MTV, o “agitador cultural” Julio Barroso foi quem injetou modernidade no rock n’ roll nacional. Se os discos de vinil importados custavam uma fortuna e demoravam meses para desembarcar por aqui, era ele quem voltava de Nova York com novidades que estreavam nas rádios causando grandes alardes. Talking Heads, Gang of Four e Roxy Music, além de todo os representantes do movimento new wave, foram as suas principais “descobertas”.

Sempre de óculos fundo de garrafa e camisa social, Julio Barroso deu o seu recado, inclusive nos palcos. O Gang 90 fez um enorme sucesso com a música “Perdidos na Selva”, que venceu o festival da Globo em 1981, diante de um Maracanãzinho lotado. “Nunca conheci alguém com seu nível de loucura, criatividade e talento, porque não adianta o cara ser muito louco e não fazer porra nenhuma”, conta Lobão durante o filme.

Julio Barroso conseguiu capturar os novos tempos em uma época que era difícil de se saber o que acontecia fora do Brasil. E quem perder hoje a estreia do documentário “Marginal Conservador”, não precisa se desesperar: o canal Bis vai reapresentá-lo na quarta-feira, dia 20 de março, às 16h30.

Assista ao trailer:

Tags:, , , , , , , , , , ,

18/03/2013

Revista NOIZE

Revista NOIZE