| Por Daniel Sanes | Fotos: Felipe Neves |
Com mais de 40 anos de estrada, Alice Cooper ainda é um showman de respeito. É o que puderam constatar as pouco mais de 700 pessoas que foram ao Pepsi on Stage nesta terça-feira, 31 de maio. Sim, de acordo com estimativa da Brigada Militar – e de quem tivesse um bom olho para esse tipo de coisa, o público foi esse mesmo, ínfimo para uma atração do porte de Alice. Ainda mais que foi a primeira vez que o cantor norte-americano apresentou seu show em Porto Alegre – antes, havia feito uma curta participação no projeto British Rock Symphony, em 2000.
Depois da curta e correta abertura do Rosa Tattooada, as luzes se apagaram e o rei do rock horror surgiu de trás de um enorme pano com seu rosto estampado. Seguida de uma narração feita pelo ícone de filmes de terror, Vincent Price, para o disco Welcome to My Nightmare, de 1975, “The Black Widow” dá início ao show. Imponente, Alice surge de cima de uma escada repleta de teias e com um “casaco de aranha”. O espetáculo estava só começando.
No palco, Vincent Furnier (nome verdadeiro de Alice) realmente encarna o personagem, de modo que não há tempo para papear com a plateia – nem mesmo boa noite ele deu. Seguiu com “Brutal Planet”, música relativamente recente, e depois emendou uma série de clássicos de tirar o fôlego: “I’m Eighteen”, “Under my Wheels”, “Billion Dollar Babies” – durante a qual, com uma espada, joga notas falsas de dólares na plateia – e “No More Mr. Nice Guy”.
Aos 63 anos, Alice é de uma vitalidade impressionante. Vestido com roupas de couro, corre, dança, faz poses provocantes e maneja uma espécie de bengala com destreza. Já na parte vocal, mostra que, para aguentar cerca de uma hora e meia de show, se apoia no coro da plateia e nos bons backing dos guitarristas Damon Johnson e Tommy Henriksen e do baixista Chuck Garric. Só o batera Glen Sobel e o veterano Steve Hunter, reincorporado ao grupo de Alice após décadas, é que não mandam ver nos microfones.
O show segue com “Hey Stoopid”, “Is it my Body” e a progressiva “Halo of Flies” (com um belo solo de Sobel). Alice recorre a um recurso criativo para apresentar uma música inédita: retorna ao palco com um casaco escrito “new song” nas costas. Ao tirá-lo, mostra uma camisa branca com o nome da nova canção, “I’ll Bite Your Face Off”.
Após “Muscle of Love”, em que o cantor arrisca tocar maracas, volta o clima teatral. Na balada “Only Women Bleed”, uma de suas canções de maior sucesso, beija uma boneca e dança com ela, maltratando-a posteriormente em “Cold Ethyl”. Já no hit dos anos 90 “Feed my Frankenstein”, ressurge vestido de cientista maluco e pede ajuda de seu assistente Igor para dar vida a um Frankenstein com cabeça de Alice Cooper e cerca de quatro metros de altura.
O show continua em alta com “Clones”, “Poison” (hit dos primeiros anos da MTV no Brasil) e “Wicked Young Man”. No medley com trechos de “Killer” e “I Love the Dead”, um dos momentos mais esperados do show: a decapitação de Alice em uma guilhotina. Mas é claro que isso não impede o roqueiro de reaparecer logo depois, de cartola e bengala na mão para cantar “School’s Out”, provavelmente a música mais festejada da noite. Chuva de balões gigantes na pista; a banda sai, mas volta rapidamente para o bis.
Assim como vinha acontecendo nas demais apresentações do cantor na turnê No More Mr. Nice Guy – The Original Evil Returns, ele volta com a clássica “Elected”. Vestido com uma camisa da seleção brasileira e erguendo uma bandeira do Brasil, Alice tenta conquistar seus “eleitores”, e é claro que consegue. Após uma chuva de papel picado, o show termina com Hunter utilizando uma peruca black power para homenagear Jimi Hendrix em uma versão de “Fire”.
Um belo show, embora Alice já tenha feito apresentações mais grandiosas – com dançarinas, atrizes e a famigerada jiboia, que muitos esperavam ver, mas que já morreu há muitos anos. O veterano roqueiro mostrou que ainda tem lenha pra queimar e que, a despeito de valorizar bastante o aspecto teatral, a música vem em primeiro lugar. Alice Cooper se apresenta também em São Paulo, nesta quinta-feira, e no Rio de Janeiro, na sexta.