MNTH, assinatura artística do criativo, músico e produtor cultural Luciano Valério (@valerio_mnth), apresenta hoje o vídeo da faixa “Demanda e Despejo“. O projeto MNTH foi criado a partir da cidade de Guarulhos (SP) e, desde 2007, está em atividade com a direção de Valério. Já a música faz parte do seu mais recente EP, Iminente, lançado em abril deste ano pelo selo inglês Mais Um e pelo selo brasileiro Desmonta.
A animação visual de “Demanda e Despejo” nasce da parceria com o artista visual Renan Cruz, natural de Mogi das Cruzes (SP), e conta com finalização de efeitos do artista visual Adriano Ninguém. Assista abaixo:
Terceira colaboração entre Valério e Renan, o vídeo une as disponibilidades de ambos de criar a partir de um processo aberto e experimental. “O Renan faz essas animações de jeito muito peculiar, quadro a quadro no Photoshop. O vídeo que a gente lançou do disco passado, a estreia de MNTH, da música “Trapaceiro”, ele fez mais de 2 mil quadros pra fazer a animação. Para esse que estamos lançando, o Renan já tinha algumas coisas preparadas, que me mostrou e deixou a disposição de lançar no futuro. Na sequência ao lançamento do vídeo da música “Pedra sobre Pedra” eu joguei esse outro som na mão dele e ele finalizou”, explica Valério.
“É muito estimulante para mim estar no dia a dia com o Lu, nas trocas, porque acho que ele vê as coisas muito pra frente, mas as trata como normais. Durante um ano, eu fui produzindo material meu e fazendo muita coisa experimental, mais ou menos como o processo do Lu. Como eu desenho com tablet, tem um pouco de aspecto orgânico. Não são animações vetoriais e limpas. Tem uma sujeira do trampo”, revela Renan.
“O vídeo nasceu dessas trocas em um ambiente que tem a visão de poder criar do lugar do experimentalismo, sem uma necessidade ou segurança de que o certo é X. Tem uma história que não é linear. Mas que é um lugar. Eu achava uma coisa super sombria, do campo do sonho. E quando entrou o som já ficou um rolê pra frente. Virou outra coisa. O vídeo tem esse progresso, e isso é uma coisa que acontece desses processos abertos e, como a gente não trabalha com roteiro, eles não começam ‘pré-destinados’ a acontecerem de tal jeito, o que pode ser entendido em lados positivos e negativos, a depender da visão. São experimentais. Esse lugar criativo também me estimula a lidar com novas possibilidades, a improvisação ou mesmo a ideia de erro no dia a dia. A própria imagem em movimento, que é algo que tô explorando mais recentemente também”, diz Renan, que, dentre diferentes linguagens, também pesquisa tatuagens.
Em Iminente, além de “Demanda e Despejo”, MNTH apresenta a já citada composição “Pedra sobre Pedra”, que é homônima ao documentário para o qual ambas criações foram originalmente compostas em agosto de 2020. Dirigido pelo cinegrafista Murilo Romão, o filme Pedra Sobre Pedra apresenta um olhar singular sobre o desmonte do Vale do Anhangabaú a partir da bem sucedida ação de cobrança por um grupo de skatistas frente ao poder público no processo de demolição e a possível inutilização do histórico espaço de convivência e prática do skate no novo Vale. O vídeo discorre sobre as motivações e propósitos da edificação do Memorial do Skate no Vale do Anhangabaú, um documento de registro da recente transformação do centro da cidade de São Paulo.
“As histórias por trás disso tudo sempre me chamaram muita atenção. E aí eu comecei a ler muito sobre o Vale. De vários acontecimentos, desde o início do século, até coisas mais recentes que seguem acontecendo. É uma área muito carregada. Tem uma energia muito pesada ali. E pensei em fazer uma parada com isso”, conta Valério.
No disco, a faixa “Demanda e Despejo” ganhou um remix do produtor polonês Bartosz Weber e a música “Pedra sobre Pedra”, que conta com vocais da cantora sueca Hanna Olivegren (conhecida por sua parceria com Asa Osborne no grupo Zomes) ganhou remixes do produtor americano Thavius Beck. “Todas são pessoas que a gente já tinha vínculo anterior, de trabalho, além de as achar foda. Basicamente são amigos”, aponta MNTH.
Composto em fevereiro de 2021, Iminente foi mixado pelo produtor Paulo Dandrea em São Paulo, que assina a coprodução do EP com Luciano Valério, e masterizado por PRVNTK, em Berlim, na Alemanha. “Eu tive a ideia de chamar o Paulo pra me ajudar a produzir essas músicas. Dar uma decupada, uma mexida e trazer uma cara que não fosse só minha. Acho que chega uma hora que as coisas ficam meio limitadas e na mão de outra pessoa pode ir por caminhos bem interessantes. E o Paulo é um desses caras, que eu gosto de deixar algumas coisas com ele e ver o que ele faz”, explica.
Iminente é o número 43 da discografia da Desmonta, que reúne discos como os dois clássicos de lançamento do Metá Metá, partes importantes das discografias de Maurício Takara e Kiko Dinucci e Mental Surf, de Psilosamples, além de atuar no fomento à circulação de artistas da eletrônica e do experimental com produção mais ao underground no Brasil e no mundo. Confira abaixo o EP completo: