A primeira emissora de televisão aberta no Brasil a investir em comunicação horizontal com o público jovem influenciou intensamente a formação musical, cultural e social dos anos 90 e 2000 no país, e é isto que o documentário A Imagem da Música – Os anos de influência da MTV Brasil quer mostrar. Ou relembrar, aos que viveram essa época.
Lançado agora no YouTube, o filme reúne depoimentos de VJs e músicos de diversas gerações falando sobre os bastidores do primeiro canal a exibir uma programação inteira com foco em música. Mesmo sem acesso à imagens oficiais de arquivo, sob a direção de Lucas Tomaz Neves, a Crua Produções realizou um bom trabalho com o que encontrou na internet.
Pra quem não sabe, a MTV Brasil foi a segunda filial da gringa MTV e a primeira com sinal aberto, sendo bem menos quadrada que suas irmãs. Nos seus 23 anos de transmissão aberta, abusou da experimentação, gerou visibilidade e credibilidade para bandas iniciantes de diversos segmentos e deu um banho de referências internacionais que chegavam até então muito tímidas no país.
Formatos de programas como Top 10 e Disk MTV, que exibiam apenas videoclipes em rede nacional, marcaram gerações. O selo Acústico MTV e a premiação VMB, ou Video Music Brasil, que ocorreu de 1995 a 2012, são memoráveis por terem lançado muitos artistas que talvez, sem o canal, não teriam chegado aos nossos ouvidos. Claro, programas como Rock Gol e Hermes e Renato, que não falavam necessariamente sobre música, também fizeram história.
A VJ Astrid Fontenelle, que iniciou a transmissão da programação no dia 20 de outubro de 1990, também foi responsável por a apresentar o fim da exibição no dia 30 de setembro de 2013. O canal que sempre pertenceu à internacional Viacom foi substituído por um canal via cabo com formato bem diferente.
Será que o canal teria sobrevivido com a ascensão do streaming, YouTube e canais semelhantes?
Assista ao documentário para conferir queridões como Thunderbird, Gaía Passarelli e Chuck Hipolitho falando mais sobre o canal e mergulhar ainda mais no saudosismo: