Mais um grande lançamento para ouvir em casa: chegou às plataformas de streaming Sal Gruesa, novo EP de Ava Rocha (ouça abaixo). Com gravações feitas no Brasil e na Colômbia, o material chega em um lançamento duplo. Internacionalmente, sai pela gravadora norte-americana Names You Can Trust; no Brasil, pela YB.
Sal Gruesa teve sua gravação feita entre São Paulo e Bogotá e traz duas faixas, “Caminando Sobre Huesos” e “Lloraré, Llorarás”, ambas de autoria de Ava e com letras em espanhol. Ava e Negro Leo estiveram na capital colombiana em novembro de 2016 e, na ocasião, ela escreveu essas músicas e fez as gravações contando com instrumentação e arranjos da banda Los Toscos (spoiler: o próximo lançamento do grupo colombiano trará músicas de Negro Leo). Os convidados de Sal Gruesa incluem ainda os também colombianos Camilo Barltesman e Andrés Gualdron, além de Thomas Harres, Gabriel Mayall e Negro Leo. A produção e mixagem do EP ficou na mão de Benjamin Calais, dono da casa de shows Matik Matik, em Bogotá, onde Ava gravou parte dessas faixas.
Importante lembrar que a trajetória da artista passa diretamente pela Colômbia. Sua mãe, a cineasta Paula Gaitán, nasceu em Paris, mas ainda criança foi para Bogotá, de onde vem a família de seus pais. O avô de Ava, inclusive, Jorge Gaitán Durán, é um importante poeta colombiano, fundador da Revista Mito, na qual foram publicados textos de Gabriel García Márquez e Jorge Luis Borges. Paula Gaitán casou-se com o diretor Glauber Rocha no Brasil, mas depois retornou à Colômbia com os três filhos do casal, Ava, Eryk e Maira. Nessa época, Ava Rocha tinha 14 anos e, até os 20, morou em Bogotá.
A relação com o idioma espanhol é um elemento que transparece na carreira musical de Ava desde o começo. Já no seu primeiro disco, Diurno (2011), há a faixa “Sé Que Esta Vivo”, que traz um poema de seu avô musicado por ela. Trança (2018) traz duas, “Canción Para Usted” e “Frio”, e ela também é parceira de outros artistas nas composições de “Terrorista del Amor” e “Diosa Pajara”. Além disso, criou versões em espanhol para as músicas do disco Tropix, de Céu, e escreveu “Mi Dolor”, presente no longa-metragem Breve Miraje del Sol, de seu irmão Eryk Rocha.
Sal Gruesa é descrito pela artista como uma afirmação de seu trabalho poético e musical em espanhol, bem como um lançamento que demarca seu profundo relacionamento com o país vizinho. Ouça abaixo: