Bandas que você não conhece, mas deveria: IBEYI

23/02/2015

Powered by WP Bannerize

Marília Feix

Por: Marília Feix

Fotos: Divulgação

23/02/2015

Você ainda vai ouvir falar muito dessas irmãs gêmeas franco-cubanas. Lisa-Kaindé e Naomi Díaz nasceram em berço musical e são cheias de referências interessantes. Seu pai, Angà Díaz, foi percussionaista do Buena Vista Social Club e a mãe cantou para as duas desde o seu nascimento. Aos 11 anos começaram a estudar música iorubá, cultura nígero-congolesa que chegou em Cuba na época da escravidão. A sonoridade iorubá tem sua força na percussão, utilizada para evocação religiosa, através dos tambores de tensão. Ibeyi significa “gêmeas” na língua africana.

*

As irmãs de 20 anos cantam em inglês e iorubá e também misturam elementos eletrônicos ao som do piano e da percussão, predominantes em todo o trabalho delas. Gostam de dizer que sua música tem um “espírito negro contemporâneo” através da combinação sonora pop de hip-hop, jazz, soul e iorubá.

Todo o pacote parece muito promissor, pois quem assina o primeiro disco das meninas é o selo XL Recordings e o produtor é Richard Russel, um dos donos da gravadora, que já trabalhou com o Radiohead, M.I.A. e King Krule. Vale deixar toda essa modernidade melancólica te levar em um disco inteiro:

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

23/02/2015

Marília Feix

Marília Feix