Shamir é da geração que não quer se enquadrar em gêneros, pode parecer uma menina, ou um cara, tanto faz. Conhecido pelo seu timbre contratenor andrógeno, o garoto nascido em Las Vegas já arriscava na guitarra, no canto e nas composições desde os 9 anos.
Cresceu sobre a influência de uma tia que trabalhava no meio musical e lhe ensinou cedo a gostar de Nina Simone, Billie Holliday e Janis Joplin. Depois de tentar tocar com algumas bandas e quase pensar em desistir dessa vida de artista, Shamir recebeu o convite de um selo do Brooklin, em Nova York, chamado Gosmode, para lançar um EP. O resultado foi Northtown:
Vivendo em um ambiente criativo e propício para suas inspirações, com 20 anos Shamir caiu nas graças do XL Recordings (o mesmo selo da Adele, FKA Twigs e The XX) e desta união saiu esta balada futurística, “Call It Off”:
Em 2015 lança o seu primeiro álbum, Ratchet, que não é feito apenas de modernidades em clima de house anos 90. Se você escutar o disco inteiro, vai ver que Shamir também passeia por outras sonoridades, que sabe interpretar e faz juz às suas referências.