No mês da Consciência Negra, o IMS Paulista promove a mostra Novembro Negro, com sessões especiais e trilha sonora ao vivo. A mostra tem o intuito de destacar filmes de autoria negra produzidos em diferentes territórios e períodos históricos.
Os filmes terão exibição gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes da sessão e limite de uma senha por pessoa.
Filme e música
Até o dia 26/11, o público pode acompanhar uma curadoria especial, com destaque para o cineasta Oscar Micheaux, diretor pioneiro do cinema negro nos EUA, com o filme silencioso Dentro de nossas portas (1920), em cópia restaurada. A sessão é acompanhada pela Funmilayo Afrobeat Orquestra, banda brasileira de afrobeat formada por pessoas pretas, e acontece nos dias 21 e 22/11.
Na sequência, Steve McQueen chega na programação com a consagrada série Small Axe (2020), inspirada em personagens da comunidade afro-caribenha em Londres. Serão exibidos o segundo e terceiro episódios da trama.
Destaque nacional
Representando o cinema nacional periférico, o diretor paulista Lincoln Péricles LK selecionou curtas como Aluguel (2014) e Mutirão (2023), de sua autoria, para serem exibidos no dia 26/11, com presença do cineasta para debater com o público.
Confira a programação:
Cinema em movimento: os filmes de Lincoln Péricles LK
26/11, às 19h30
Sessão com trilha sonora ao vivo de Dentro de nossas portas
21 e 22/11, às 20h
“Lovers Rock”, episódio 2 de Small Axe
23/11, às 18h
“Red, White & Blue”, episódio 3 de Small Axe
30/11, às 18h
Novembro Negro no IMS Paulista
Onde: Av. Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo
Quando: Até o dia 30/11
Ingressos: Para as exibições de “Cinema em movimento: os filmes de Lincoln Péricles”; sessões com
trilha ao vivo de Dentro de nossas portas e Small Axe, entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes da sessão e limite de uma senha por pessoa.
Confira mais informações sobre cada sessão no site do IMS.
LEIA MAIS