Conheça as parcerias mais marcantes da carreira de Milton Nascimento

29/08/2022

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Revista NOIZE e Reprodução

29/08/2022

Quando Milton Nascimento cantou que “amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito”, ele estava falando sério. A amizade é um tema recorrente nas canções de Bituca e, além disso, sua carreira é repleta de grandes parcerias, que marcaram sua travessia.

O disco Milton (1970), lançamento do mês no NOIZE Record Club, é um exemplo disso. A segunda faixa do álbum se chama “Amigo, amiga”. Mas a noção de amizade vai além do óbvio do título da canção e está na própria feitura das músicas: grande parte das composições é fruto de encontros de Bituca com amigos com os quais formaria, poucos anos depois, o Clube da Esquina.

Ainda não faz parte do NRC? Assine agora e garanta os nossos kits exclusivos!


Indo além do famoso clube, confira abaixo quais outros grandes nomes da música colaboraram com Milton: 

*

Elis Regina

Elis foi a primeira grande cantora a interpretar composições de Milton, como “Canção do Sal” e “Travessia”, ajudando o mineiro a alavancar sua carreira. Bituca diz que Elis é o amor de sua vida.


Chico Buarque 

Milton e Chico compuseram “O Cio da Terra” e “1º de Maio”, canções registradas inicialmente em um compacto simples da dupla, em 1977. Milton cantou “O Que Será (A Flor da Terra)” no disco Meu Caro Amigo de Chico e a composição está também em seu disco Geraes.


Naná Vasconcelos

Naná começou a colaborar com Bituca ainda em seu terceiro álbum e, pouco depois, participou da gravação de Milton (1970). Outro disco clássico de Bituca no qual consta a parceria é Milagre dos Peixes. A parceria e amizade duraram toda a vida de Naná.


Gilberto Gil

O encontro de gigantes foi registrado no álbum Gil & Milton, lançado em 2000, com composições feitas pela dupla, como “Sebastian” e “Duas Sanfonas”. Apresentando o álbum, Milton e Gil realizaram apresentações no Rock In Rio e no Montreux Jazz Festival.


Wagner Tiso

A primeira banda de Milton foi os W’s Boys, ainda em Três Pontas (MG), durante a adolescência, com Wagner. A parceria está em grande parte da obra de Bituca, incluindo os álbuns Milton (1970), com Tiso na banda Som Imaginário, e Clube da Esquina (1972).


Mercedes Sosa

Milton e Mercedes gravaram juntos canções como “Volver a Los 17”, de Violeta Parra. Mercedes também gravou “San Vicente” e “O Cio da Terra”, de Bituca. 


Lô Borges

A amizade, que dispensa apresentações, começou em Belo Horizonte, quando Milton foi vizinho da família Borges. As canções “Para Lennon e McCartney” e “Clube da Esquina”, primeiras composições da dupla, estão em “Milton” (1970). A colaboração de Bituca e Lô transformou a música brasileira e, desde então, nada foi como antes.


Agora, algumas dessas parcerias históricas podem girar no seu toca-discos! Assine o NOIZE Record Club e receba Milton (1970), em LP laranja opaco, remasterizado a partir das fitas master originais da gravação. O kit completo, exclusivo para assinantes, ainda conta com a edição # 128 da revista NOIZE, dedicada a contar todas as histórias dos encontros por trás do álbum. Assine agora e aproveite! 

Tags:, , , , , , ,

29/08/2022

Revista NOIZE

Revista NOIZE