Manter a música em movimento faz parte do nosso DNA. Há 15 anos, nos dedicamos a contribuir para a sua expansão: primeiro, com a criação da revista NOIZE, depois, do site noize.com.br, e, desde 2014, com o fortalecimento da cultura do vinil através do NOIZE Record Club, o primeiro clube de assinatura de vinil da América Latina. Entretanto, com a chegada da pandemia do novo Coronavírus ao Brasil, temos sentido os impactos da crise sanitária e econômica no setor criativo. No elo mais vulnerável dessa corrente estão os artistas emergentes na cena independente.
Sentimos a necessidade de dar um passo além no apoio à cadeia musical. Por isso, hoje, lançamos o edital GIRA! NRC, campanha de arrecadação financeira destinada a artistas emergentes através da venda solidária de vinis. As vendas iniciadas nesta segunda-feira, 28, ficam disponíveis enquanto houver estoque. As inscrições de projetos musicais via edital também começam hoje e finalizam em 8 de julho. Saiba mais no site do projeto.
Venda Solidária
Abrimos nosso estoque de segurança, destinado a eventuais trocas e extravios, e colocamos à venda todas as unidades ainda disponíveis de kits completos, com vinil e revista NOIZE. Tudo isso por um preço abaixo do custo: R$ 48 (+ frete) por unidade. Dos 50 títulos já lançados pelo NOIZE Record Club, 19 deles estão presentes na campanha (veja a lista completa ao final da matéria). Os envios serão feitos de modo randômico, logo, não será possível escolher o título na hora da compra. O lucro de cada venda somará o valor arrecado para o financiamento dos projetos musicais – ou seja, quanto mais vinis vendidos, maior a quantidade de artistas contemplados. Faça sua parte: clique e adquira o seu kit solidário!
Edital
O edital Gira! NRC é dedicado aos artistas emergentes, nacionais, que estejam em início de carreira, com no máximo 1 EP ou disco já lançado. Quem se enquadrar nesse requisito, terá duas semanas para realizar a inscrição: de hoje, 28, até dia 8 de julho. O auxílio financeiro por artista será de R$ 3 mil; a ideia é que o valor possa viabilizar o lançamento de um projeto musical – uma live, um single ou um clipe, por exemplo. “Sabemos que o valor previsto é apenas uma ajuda, por isso mesmo deixamos livre aos participantes a escolha de como será usada a verba. O mais importante para nós agora é contribuir de alguma forma para que a música continue girando”, ressaltou o diretor de criação da NOIZE Rafael Rocha, em release divulgado à imprensa.
O edital completo e o formulário de inscrição podem ser encontrados no site. Os artistas devidamente inscritos passarão por uma seleção – que avaliará a qualidade musical do projeto e sua afinidade com as diretrizes de curadoria da revista e do site. O resultado será divulgado no dia 15 de setembro de 2021.
Lista de edições disponíveis na venda solidária:
NRC#042 – MV Bill – Traficando Informação
NRC#040 – Marcelo D2 – Assim tocam os MEUS TAMBORES
NRC#037 – Orquestra Frevo do Mundo, Vol. 1
NRC#036 – Gilberto Gil e BaianaSystem – Gil Baiana Ao Vivo em Salvador
NRC#034 – Livia Nery – Estranha Melodia
NRC#033 – Candeia – Axé!
NRC#032 – Perotá Chingó – Muta
NRC#031 – Céu – APKÁ!
NRC#030 – Karina Buhr – Desmanche
NRC#028 – Raul Seixas – O dia em que a Terra parou
NRC#027 – Arthur Verocai – No Voo do Urubu
NRC#025 – Boogarins – Sombrou Dúvida
NRC#024 – Jorge Mautner – Não há abismo em que o Brasil caiba
NRC#022 – Luiza Lian – Azul Moderno
NRC#021 – Os Mulheres Negras – Música Serve Pra Isso
NRC#017 – Bixiga 70 – Quebra-Cabeça
NRC#016 – Carne Doce – Tônus
NRC#014 – Xenia França – Xenia
NRC#009 – Rael – Coisas Do Meu Imaginário