Localizada no bairro do Bixiga, em São Paulo, a casa de shows Ópera Cabaré teve curta e expressiva atuação, entre os anos 1970 e 1980, recebendo apresentações de artistas como Cartola, Clementina de Jesus, Zé Keti, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, entre muitos outros. 40 anos depois, o bairro permanece um tradicional reduto do samba da capital paulista, abrigando, hoje, há 500 metros da antiga Ópera Cabaré, a Casa Barbosa.
Nascido de um processo de pesquisa e digitalização do acervo de 30 fitas magnéticas de áudio, que registram diversos shows realizados no Ópera, o projeto “Ópera Cabaré + Casa Barbosa”, dirigido por Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, criou um link entre a antiga casa de shows com artistas contemporâneos que costumam se apresentar atualmente na Casa Barbosa.
A primeira etapa do projeto consistiu em convidar alguns músicos para uma experiência: ouvir parte do material do acervo e reinterpretar uma destas canções registradas na Ópera Cabaré, processo que deu origem a um documentário e um EP.
Com direção musical de Marcos Alma, o filme chamado “Ópera Cabaré + Casa Barbosa” conta com a participação de Vicente Barreto, Bernadete, Maurício Pazz, Adriana Moreira, Douglas Germano e Geovana. Ao lado de Alma, Julio Dreads Oliveira compõe e executa os arranjos minimalistas das gravações presentes no documentário e no EP de sua trilha sonora.
O longa-metragem teve sessão de pré-estreia nesta quinta-feira (27), na Casa Barbosa, onde também foram gravadas as interpretações dos artistas convidados. A boa notícia para quem não compareceu é que o documentário estará disponível em três sessões online, nos dias 28, 29 e 30/10, entre 20h e 0h, na página oficial do filme no Facebook. Já o EP, com as seis faixas gravadas, será disponibilizado hoje, às 20h, na mesma página.
LEIA MAIS