Ao longo de tantos anos e lançamentos no NOIZE Record Club, acabamos criando um pequeno estoque de segurança de algumas edições, com exemplares normalmente destinados à trocas solicitadas em casos pontuais por assinantes. Entretanto, chegou a crise histórica gerada pela pandemia de covid-19, abalando profundamente o setor cultural, impossibilitando qualquer tipo de evento com aglomerações e comprometendo a renda de inúmeros artistas e trabalhadores da cultura.
Frente a esse cenário, buscando formas de apoiar os profissionais da música, em 2021, tivemos a ideia de realizar a venda solidária de nosso estoque de segurança para criar uma espécie de edital emergencial. O Gira! NRC surgiu para apoiar artistas emergentes, que fazem o corre da música acontecer todos os dias, durante o difícil período da pandemia, do qual ainda não estamos plenamente recuperados, em que as fontes de renda do setor cultural secaram.
Entre uma série de projetos que recebemos para a avaliação, 20 nomes foram selecionados. A verba disponibilizada pelo edital, vinda das vendas solidárias, foi repassada aos artistas, que já vêm realizando seus trabalhos com o suporte financeiro do NRC. A ideia era que os candidatos inscrevessem projetos livres, incluindo clipes, gravações de músicas, lives, etc.
Confira abaixo os resultados de 7 projetos escolhidos.
B.art – Correria ft. L300, Pepzi e Daime (single)
A MC de Pelotas, no RS, entregou tudo: em seu single “Correria”, B.art rima sobre sua caminhada para conquistar seus objetivos. “Eu sempre fui mais do corre que close”, declara, cheia de marra. A parceria com L300, Pepzi e Daime dá ainda mais força ao projeto. Veja o videoclipe de “Correria”:
Kellvn – Cura (videoclipe)
O rapper da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que teve seu álbum de estreia lançado em 2021, repensa, através de sua música, o conceito de “cura” nos espaços eugenistas da sociedade. Para Kellvn, a música e a poesia são “um território de reflexão e alívio”. Confira o videoclipe gravado com apoio do Gira! NRC:
Maju – Òrun Àiyé (single)
A artista independente de Ouro Preto utilizou os recursos do edital para lançar seu single “Òrun Àiyé”, um canto ao presente e à ancestralidade. “Òrun”, no iorubá, é o mundo do além, o reino dos orixás, enquanto “Àiyé” é o plano terreno, o mundo físico no qual tudo se desenrola. Em seu single, Maju presta uma homenagem, mas também deixa uma mensagem de resistência. Conheça o trabalho:
Dandara Manoela – Voz e Violão (live)
Em uma sessão intimista, a artista de Santa Catarina canta amores, afetos, carinhos e cuidados. A voz potente e doce de Dandara Manoela é embalada apenas por seu violão, em um passeio por diversas canções da compositora, com arranjos feitos especialmente para a ocasião. Assista a live completa abaixo:
Indy Naíse – Esse é Sobre Você (live)
A cantora baiana realizou uma live em que performa seu EP Esse é Sobre Você, gravado em 2021. Acompanhada por DJ Gabs, a voz de Indy navega por entre beats cantando versos como “as ondas vão quebrar e a quebrada vai cantar nosso amor por aí”. Confira a live completa realizada com apoio do Gira! NRC:
André Dias – #DMBTAMDL (pocket show)
O soteropolitano André Dias apresentou suas canções em um pocket show no qual sua voz é acompanhada ora pelo violão, ora pelo piano. O repertório do show apresenta versões das músicas lançadas em seu álbum “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”. Aproveite o pocket show completo:
Luana Flores – Lampejo da Encruza ft. Edgar (videoclipe)
Com apoio do edital Gira! NRC, a artista paraibana realizou o videoclipe de “Lampejo da Encruza”, uma das músicas de seu EP Nordeste Futurista. O clipe e a canção trabalham dentro do conceito declarado no título do EP, que guia o trabalho de Luana. A parceria com Edgar soma forças ao trabalho. Confira o clipe:
Luísa Bahia – Ciberneticamará, feat Flaira Ferro (single e videoclipe)
Luísa Bahia lançou seu single “Ciberneticamará”, que veio acompanhado de um clipe em que jogos de cartas são misturados à redes elétricas. “Ame uma onda eletromagnética ela pode furar a cibernética de alguém”, diz a letra da canção, que reflete as relações entre o real e o virtual.
Yannara – Medusa, feat Luanda Luá (videoclipe)
Em “Medusa”, Yannara propõe ao ouvinte uma reflexão a respeito da realidade das artistas periféricas. “Se não acrescenta, então sai da frente”, dispara a cantora, provocativa, sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que estão no front da luta cultural.
Terra Treme – Tamo no Game (videoclipe)
Com apoio do edital Gira NRC!, a rapaziada do grupo Terra Treme gravou um videoclipe fantástico em que a câmera acompanha os artistas caminhando pelas ruas de São Paulo, como se estivessem em um jogo de videogame. “Música eletrônica popular brasileira”, declara o grupo sobre o gênero musical com o qual trabalha, logo no início da faixa.
Brune – Corpo D’Água (videoclipe)
Cantora e compositora baseada em Curitiba, Brune realizou, através do edital, um videoclipe sensível, na beira do mar, em que performa ao som de “Corpo D’Água”. De acordo com a cantora “Corpo d’água é sobre estar suscetível ao movimento das marés, aprender a não recuar diante dos sentimentos”.
Lica Del Picchia – Submersa (live)
Em “Submersa”, a cantora e compositora de Belo Horizonte constrói uma atmosfera intimista, acompanhada somente por uma guitarra ao apresentar suas composições. A live foi ao ar no final do ano passado e ficou disponível para o público durante um mês na Twitch.