Rápido e avassalador, o meteoro Amy Winehouse passou pouco tempo na Terra, mas é bonito ver que seu rastro de luz perdura até hoje. Logo após sua morte, seu pai, Mitch Winehouse, criou a Amy Winehouse Foundation (AWF), que “trabalha para prevenir os efeitos do abuso do álcool e das drogas nos jovens”, conforme seu site oficial. Agora, Mitch resolveu trazer ao Brasil a AWF: “É muito importante pra nós virmos pra cá. Amy amava o Brasil e Amy amava as crianças. Qualquer criança que estivesse em dificuldade, ela queria ajudar”, disse Mitch Winehouse em entrevista exclusiva à NOIZE.
O pai de Amy veio fazer uma verdadeira expedição em nosso país. Desde o início da semana, ele está visitando o Rio de Janeiro, onde visitou a ONG Afroreggae, que fará uma parceria com a AWF. “Eles têm um programa musical maravilhoso, alimentam as crianças, ajudam elas a se desenvolver através da música, da dança, da arte, do teatro. É fantástico. Estamos comprometidos a ajudar, inicialmente, o Afroreggae a alimentar e educar os jovens para dar a eles uma chance de futuro positiva. Voltaremos lá na semana que vem e faremos uma doação, que marcará o início do nosso trabalho com eles”, explicou. E quem sabe a AWF não lança um disco com gravações dos jovens brasileiros?
– Essa não é uma ideia ruim! Não tinha me ocorrido, mas… Talvez! É uma boa forma de angariar fundos – responde Mitch a minha sugestão.
Por enquanto, o disco que Mitch está planejando lançar se chama Bela Brasil. Esse álbum homenageará a música brasileira com o objetivo de angariar fundos a AWF. E quem estará presente nele é ninguém menos do que Elza Soares, que faz um dueto com Mitch nas faixas “Meditation” e “How Insensitive” (as versões em inglês de “Meditação” e “Insensatez”, de Tom Jobim).
– Amy e eu sempre amamos as músicas do Tom Jobim, nós cantávamos elas o tempo todo. Então foi ótimo pra mim poder fazer essas canções. Mas nem todas do disco são do Tom Jobim, tem outras músicas que nós botamos umas batidas brasileiras. E, aqui, trabalhei com a grande cantora brasileira Elza Soares, estamos ensaiando pros shows que faremos juntos, então vou ver ela de novo em breve – disse Mitch.
Mágicos momentos que vamos ter o privilégio de assistir…Prepara o coração para todas as emoções…Fotos do ensaio do…
Posted by Mitch Winehouse Brasil on Terça, 10 de novembro de 2015
Nós próximos dias, Elza Soares viajará pelo Brasil participando como convidada dos quatro shows que o pai de Amy fará aqui (em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Natal). E sabe como ela se sente sobre isso? “Cara, eu tô em êxtase. As coisas estão andando muito bem pra mim, com A Mulher Do Fim do Mundo e também com esse show com o pai da Amy Winehouse”, comentou por telefone. A cantora, que foi eleita em 2000 como a cantora do milênio pela emissora britânica BBC, teve um papel importante na formação musical de Amy, assim como a cultura brasileira em geral, conforme Mitch diz:
– Lembro de assistir a um show da Elza junto com a Amy quando estávamos voltando à Inglaterra, e ela amava a Elza. A Amy veio ao Brasil em 2010 e 2011 e, um dia, ela me ligou dizendo: “Eu amo a cidade, as pessoas são maravilhosas, você tem que vir aqui, pai”. Ela amava muito o Brasil, passou uma temporada ótima aqui e adorou os shows que fez. Eu não diria que isso foi uma influência minha, mas eu costumava botar ela pra assistir vídeos antigos de futebol, então víamos o Pelé, o Corinthians, e ela se interessava muito – conta.
Por outro lado, a diva máxima da música brasileira também se diz “muito fã” da Amy: “Assim como ela era fã da Elza, eu gostava muito dela também”, afirma a própria Elza na 3ª pessoa. Essa artista que já viu os fins trágicos de artistas geniais como Janis Joplin e Elis Regina conta que seu coração pesa a cada vez que vê casos como esses e o de Amy Winehouse:
– Eu fico triste… Porque meu exemplo de vida é o de viver com saúde, é o da busca da alegria, é amar a vida, respeitar a vida. Vendo coisas assim eu fico um pouco… Ah, não sei cara, me deixa triste. Porque não é isso que a gente quer, a gente quer uma vida com bastante êxito, sucesso, saúde. É o que a gente procura, né? – reflete Elza com a voz carregada de emoção.
Para os shows com Mitch, Elza Soares preparou alguns covers da Amy Winehouse. Porém, a cantora não quis nos dizer que músicas são essas:
– É tudo surpresa! Eu quero que as pessoas sintam na hora. Se não, não tem graça!
Veja abaixo as datas da turnê:
Mitch Winehouse e Elza Soares
15/11 – Teatro do Bourbon Country/Porto Alegre
16/11 – Teatro Bradesco/São Paulo
18/11 – Teatro Bradesco Rio/Rio de Janeiro
20/11 – Teatro Riachuelo/Natal