Na celebração do centenário da Semana de Arte Moderna, o Sesc São Paulo irá reunir, entre quinta-feira (17) e domingo (20), mais de 60 atrações para o Festival Refestália. Os eventos ocorrem em nove unidades do Sesc, e tem ingressos que podem ser garantidos pelo site online, ou nas bilheterias presenciais. O preço das entradas podem chegar a custar até R$ 40,00 (inteira).
Com premissa de interligar o diálogo ente o centro da capital paulista com a periferia, o festival propõe análises sobre a ação do fazer artístico e suas narrativas, além de ampliar os olhares para o movimento modernista e das movimentações no circuito artístico atual.
A programação começa no Sesc Itaquera, na quinta (17) às 15 horas, com documentário Tropicália (2012), de direção de Marcelo Machado. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas. A obra tem duração de 87 minutos, e também poderá ser vista no Sesc Consolação, na sexta-feira (18), às 18 horas.
Tom Zé sobe aos palcos nos dias 17 e 18, às 20 horas. O show inédito Bula Invasão na Bula da Fossa, tem duração de 90 minutos e será realizado no Sesc 24 de Maio. A banda que acompanha o cantor e compositor é formada por Daniel Maia (guitarra e vocais), Jarbas Mariz (bandolim, viola de 12 cordas e percussão), Cristina Carneiro (teclado), Felipe Alves (baixo e vocais) e Fábio Alves (bateria).
Ainda na quinta-feira, Rincon Sapiência e RAPadura XC realizam um encontro musical inédito no Sesc Bom Retiro às 20 horas. No repertório, obras autorais como “Ponta de lança”, “De Onde Cê Vem” e “A Coisa Tá Preta”, de Sapiência, e “Norte Nordeste me Veste”, “É Doce Mas Não é Mole” e “Maracatu de Cá prá Lá”, de RAPadura Xique-Chico, entre outras canções interpretadas pelo dueto. O show de duração de uma hora também será realizado no Sesc Campo Limpo, às 20 horas do sábado (19).
A cantora paulistana Ava Rocha recebe as cantoras Iara Rennó e Saskia em apresentação no Sesc Belenzinho, no dia 17 às 21 horas. O evento, de duração de 90 minutos, é uma celebração aos seus 10 anos de carreira e lançamento do single “Papais Panacas”, que abre os caminhos para seu novo disco, previsto para lançamento em maio deste ano.
Na sexta (18), Felipe Cordeiro sobe ao palco do teatro do Sesc Bom Retiro às 20 horas. O paraense apresenta o show de nome “Flecha”, single e clipe que o artista lançou em setembro passado. O espetáculo traz um naipe de metais, percussão amazônica e, claro, o sotaque da guitarra de Cordeiro, marca do artista.
No sábado às 19 horas, a rapper Katú Mirim lança Revolta (2022), seu primeiro álbum. O disco traz uma nova roupagem tanto nas letras, como na forma de se portar e de se vestir. O espetáculo, de 90 minutos de duração, será realizado no Sesc Bom Retiro.
Com ingressos esgotados para performance de sexta-feira (18), Arrigo Barnabé ainda tem bilhetes sendo vendidos para evento no sábado (19), no Sesc Belenzinho às 21 horas. Em outubro de 1980 foi lançado o LP Clara Crocodilo com Barnabé e Banda Sabor de Veneno. O vinil é marco inicial da Vanguarda Paulista, e um divisor de águas na música brasileira. Nesse show, Arrigo remonta o repertório e conta com a participação de músicos que fizeram parte do clássico disco.
No último dia, a banda Mulamba formada por seis mulheres, se apresentarão nos palcos do teatro do Sesc Belenzinho às 18 horas. Juntas desde 2015, elas estarão munidas de instrumentos de cordas e percussão, reforçando o protagonismo feminino na música nacional.
Para saber mais sobre as orientações dos protocolos sanitários e acompanhar a agenda completa do Festival Refestália, acesse o site do Sesc.