Julian Casablancas segue embriagado, mas completamente diferente dos tempos antigos do Strokes. Junto ao The Voidz, ele lançou um clipe de 13 minutos de duração para a faixa “Human Sadness”, lançada no primeiro álbum desse projeto, Tyranny (2014).
O vídeo é um épico que entremeia cenas da banda tocando com filmagens de cenas violentas de desastres naturais, agressões domésticas, bombardeios, soldados no front e explosões. Videogames, bebedeiras e pequenos romances até surgem rapidamente no clipe, mas o que mais se destaca é um clima de apocalipse atômico fatal.
Dirigido por Warren Fu e Nicholaus Goosen, o vídeo de “Human Sadness” ilustra bem a mensagem que Casablancas quis passar nesse último de seu projeto solo. Conforme sua banda disse em entrevista ao portal Noisey, Tiranny “é o disco de quase protesto de Casablancas, suas letras se emaranhando com ruminações diagonais do estado atual das coisas”.
Apesar de, nessa mesma entrevista, a banda afirmar que a letra de “Human Sadness” foi influenciada pela morte do pai de Julian, seu clipe parece uma grande crítica ao paradigma bélico dos Estados Unidos. A chave para compreender Casablancas certamente está no verso enigmático do poeta persa Rumi que abre a letra da música e o seu clipe:
“Além de todas ideias sobre o certo e o errado existe um campo, eu vou encontrar você lá”.
Para refletir…