Era 2012 quando o produtor 9th Wonder foi convidado a trabalhar com a prestigiada Universidade de Harvard para incluir discos de hip hop no seu acervo oficial. Desde então, ele vem trabalhando no The HipHop Archive & Research Institute, que existe desde 2002 como parte do Du Bois Institute, para elaborar uma lista de álbuns de rap que representam a cultura afro-estadunidense contemporânea.
Há pouco, eles divulgaram a lista de álbuns que foram escolhidos até agora: The Low End Theory (1991), do A Tribe Called Quest, To Pimp a Butterfly (2015), do Kendrick Lamar, The Miseducation of Lauryn Hill (1998), da Lauryn Hill, e Illmatic (1994), do Nas. Esses são os quatro primeiros de 200 discos que entrarão no seleto acervo da universidade.
Veja abaixo uma apresentação do The Hiphop Archive & Research Institute:
A um primeiro olhar, pode não significar muito, mas esse projeto é muito mais importante do que parece, pois a desigualdade racial é um tema que atinge Harvard há um bom tempo. Criada em 1636, essa que é uma das universidades mais famosas do mundo possui um passado de segregação. Mulheres, por exemplo, só passaram a ser aceitas no fim do século XIX, sendo que a primeira turma de mulheres na faculdade de Medicina de Harvard só foi formada em 1945.
Os negros também não eram aceitos, apenas a partir de 1945 a universidade começou a se abrir para essa possibilidade. Hoje, conforme dados da instituição, os estudantes negros somam pouco menos de 14% dos quadros de Harvard. E praticamente nenhum deles veio das periferias dos Estados Unidos, todos pertencem a famílias com alto poder aquisitivo segundo o The Journal Of Blacks In Higher Education. Para completar, a universidade tem pouquíssimos professores negros, como conta o NewsOne. (Atualização 2020: a pedido, informamos aqui o link para o post de perguntas frequentes sobre os testes de admissão para entrar em Harvard).
Foi por essas e outras que alguns estudantes da instituição criaram em 2014 a campanha I Too Am Harvard (“eu também sou Harvard”, em inglês), que tem um Tumblr e uma página no Facebook. E é por tudo isso que o projeto de incluir álbuns representativos da cultura afro-americana no acervo oficial de Harvard é algo tão importante para a universidade. Quem sabe a arte seja um caminho para diminuir a desigualdade racial dentro da instituição.
Aproveite para ouvir abaixo os álbuns que já foram escolhidos pelo The HipHop Archive & Research Institute: