É pouco provável que os algoritmos selecionem a música de Janis Joplin depois de você ouvir um disco da Nara Leão, ou vice-versa. Entretanto, existe um ponto de ligação suficiente para fazermos as duas dividir o espaço em nosso post de hoje: ambas as artistas fariam aniversário hoje, dia 19 de janeiro, caso ainda estivessem entre nós.
Unidas pela música, esses dois ícones de gerações contemporâneas são figuras da força das mulheres na música e nomes eternizados na cultura. Com suas partidas, deixaram lacunas impossíveis de serem preenchidas. Ah, e mais uma coincidência: Nara e Janis tiveram discos solos de estúdio lançados em 1971 – ou seja, dois álbuns que completarão seus 50 anos em 2021!
Nara Leão inaugurou a data primeiro: nasceu no 19 de janeiro de 1942 na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, mas já aos dois anos de idade se mudou com a família para o Rio de Janeiro. Enquanto artista, esteve na vanguarda de diversos movimentos e episódios marcantes: Bossa Nova, o espetáculo show-manifesto Opinião (1964), e o disco Tropicália ou Panit et Circencis (1968). Nara nos deixou em 7 de junho de 1989, vítima de um hemorragia fatal decorrente de um tumor no cérebro. Neste ano, seu álbum Dez Anos Depois completa 50 anos.
Em 1943, exatos um ano depois, Janis Joplin nascia em Port Arthur, no Texas. Dona de uma das vozes mais inconfundíveis da música mundial, a compositora multi-instrumentista é figura obrigatória quando o assunto é a história do Blues e Soul da geração dos anos 60, alinhando-se também ao rock psicodélico. Sua carreira foi interrompida precocemente, devido aos abusos drogas lícitas e ilícitas – mais especificamente, uma oversdose de heroína e álcool – aos 27 anos, em 4 de outubro de 1970. Seu álbum lançado de forma póstuma, Pearl, também completa 50 anos em 2021.