|Por Marcela Bordin|
Estamos em janeiro de 2006. Werner Herzog dirige por uma rodovia cercada de canyons, em Hollywood. Na sua frente, um veículo em alta velocidade, aparentemente desgovernado, sai da estrada e capota na ladeira. Herzog, como outros motoristas que presenciaram a cena, pára seu carro e tenta prestar socorro ao acidentado, um homem. Ao se aproximar, ele reconhece Joaquin Phoenix, ainda dentro da carcaça do automóvel. De acordo com o relato de Herzog, o ator, no melhor estilo ‘it’s not a significant bullet’, tentava acender um cigarro, ignorando a gasolina que vazava do tanque.
Essa breve seqüência revela muito da audácia de Joaquin Phoenix. Claro, ele podia só estar em choque. Por isso, outro episódio que ilustra nossa tese de que Phoenix é impetuoso: em 2008, o ator trocou a atuação pela carreira de rapper. Por ocasião do lançamento de seu álbum, foi ao programa de David Letterman e pareceu estar, no mínimo, pirado. Pareceu. Em 2010 a verdade foi revelada e descobriu-se que a crise de identidade era uma farsa, parte do documentário (ou mockumentary) “I’m Still Here”, realizado por Phoenix e Casey Affleck. Sim, Joaquin, você ainda está aqui.
Agora, junte a ousadia de Phoenix à genialidade da dupla Charlie Kaufman e Spike Jonze – que já trouxe ao mundo “Quero Ser John Malkovich” e “Adaptação”. A notícia da reunião vazou em março, com a promessa de uma sátira política sobre uma conferência de líderes mundiais, que discutiriam futuros eventos de proporções universais, como mudanças no preço do petróleo e guerras. Era suficiente pra criar expectativas, mas ainda parecia longe da realidade.
Sabia-se apenas do interesse do Annapurna Pictures (de Megan Ellison) pelo título e nada mais. Pelo menos, até ontem, quando a Warner Bros anunciou que também vai subir no barco, junto com o produtor Vincent Landay. Então, fiquem atentos porque em breve devemos ouvir novidades sobre o longa. Infelizmente, a produção deve iniciar somente em março de 2012. É esperar sentado por um belo filme – e torcer pra que o mundo não acabe antes.