A mesa da cozinha de Ian Curtis, ex-Joy Division, está sendo leiloada por Tel Harrop, o homem que comprou a casa do compositor em 1980 e de quebra ficou com a mesa. Os companheiros de banda Bernard Sumner e Stephen Morris disseram à publicação NME que não concordam com o leilão do móvel, que deveria ser devolvido para a ex-mulher de Curtis, Deborah, e a filha Natalie.
Sumner e Morris estão apoiando Deborah e Natalie, que não assinaram nenhum documento quando a casa foi vendida que comprove que a mesa é da família. O valor simbólico do móvel é por causa de Ian Curtis, mas principalmente porque a mesa estava no mesmo cômodo em que o cantor se matou, em 1980.
Tel Harrop se diz um fã do Joy Division, mas resolveu vender toda sua coleção para comprar equipamentos de gravação para seus projetos pessoais. Ele só foi perceber que a mesa estava no mesmo cômodo onde aconteceu o suicídio de Ian Curtis quando viu o filme “Control”, de 2007, uma biografia do compositor. Algumas pessoas dizem até que Curtis usou a mesa para conseguir se enforcar.
Agora, Deborah e Natalie Curtis estão correndo atrás e enfrentando a burocracia para conseguir a posse da mesa de volta. A mesa por enquanto está no escritório da casa de Tel Harrop, pois foi banida da cozinha pela mulher dele. Outro item da coleção de Harrop é a cópia do script de Sam Riley do filme “Control”, no qual ele interpretou o próprio Ian Curtis. A raridade foi vendida por 500 libras, cerca de 1.900 reais.
A mesa de Ian Curtis acaba de ser vendida por cerca de 32 mil reais. O leilão do móvel teve 65 lances.