“É com grande tristeza que nós anunciamos a passagem prematura de Mark Bell do LFO que morreu na semana passada por complicações após uma operação. A família e os amigos de Mark exigem privacidade nessa hora difícil”.
Foi com esse comunicado da gravadora Warp Records que o mundo soube da morte do músico e produtor Mark Bell. Pioneiro da música eletrônica, em 1988 ele criou o LFO com Gez Varley, que se manteve uma dupla até 1996, quando Varley decidiu sair. Na virada dos 80 pros 90, o LFO foi um dos precursores de vertentes como o acid house, o bass-heavy techno e o IDM.
Depois da saída de Varley, Bell dedicou-se muito ao seu trabalho como produtor da Björk. Ele produziu todos os sete álbuns dela de 1997 a 2011, incluindo os aclamados Homogenic (1997) e Medúlla (2004). Bell também foi o produtor de Exciter (2001), do Depeche Mode, e participou do primeiro disco do Deltron 3030,um supergrupo formado em 2000 que uniu Bell a Sean Lennon, Kid Koala, Dan the Automator e Del tha Funkee Homosapien.
Descanse em paz, Mark Bell…