O Brit Pop chora nesta manhã de quinta-feira: o guitarrista Robert Young, um dos fundadores do grupo Primal Scream, faleceu aos 49 anos de idade. Seu corpo foi encontrado na última terça-feira, em Sussex, onde morava. Maiores detalhes sobre sua morte não foram divulgados, mas o fato não está sendo tratado como um possível crime.
Mais conhecido pelo apelido de Throb, o músico conheceu o vocalista Bobby Gillespie em 1984, quando ambos estudavam em um colégio em Glasgow. Ele esteve presente em todos os oito discos que o Primal Scream lançou até 2006, naquele ano ele saiu da banda. À época, Gillespie disse em uma entrevista sobre sua saída: “Vamos apenas dizer que ele tem problemas que precisa resolver por ele mesmo. É difícil falar porque é a sua privacidade, é a vida dele, e eu não acho que tenha o direito de julga-lo. Eu gostaria dele vivo. Gostaria que ele estivesse bem e ficasse feliz. Mais do que isso eu não posso dizer. Só espero que ele fique melhor”.
RIP Throb. A true Rock n Roller. X pic.twitter.com/U4w4wl7H0J
— Paul Arthurs. (@BoneheadsPage) September 11, 2014
RIP Robert Young AKA 'Throb'. Live Forever LG x
— Liam Gallagher (@liamgallagher) September 11, 2014
Até a publicação desse texto, o grupo ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre a morte de Young. Já os fundadores do Oasis Liam Gallagher e Paul Arthurs manifestaram seus lutos nos perfis do Twitter. Nós da NOIZE prestamos uma homenagem a Robert “Throb” Young com aquele ficou sendo seu trabalho mais conhecido, o álbum Screamadelica (1991):
Atualização do post:
O vocalista do Primal Scream deu o seguinte pronunciamento sobre a morte do músico:
“Perdemos nosso camarada e irmão Robert Young. Um homem lindo e profundamente emotivo. Ele era um talento insubstituível, muito admirado entre seus iguais. Nas palavras de Johhny Marr, ‘Throb com uma Les Paul gold top – invencível’.
Ele era um roqueiro de verdade. Ele seguiu o caminho. Ele tinha “Heart & Soul” tatuado no seu braço e eu tenho certeza de que também no seu coração. Ele disse uma vez para mim: ‘quando eu subo no palco, é uma guerra entre eu e o público’. Ele nunca abandonou essa atitude.
Nosso amor e pensamentos estão com seus filhos Brandon e Miles e a mãe deles Jane, sua esposa Rachel, e sua família próxima”.