A vida e a carreira de Tina Turner em foco: o Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, apresenta exposição fotográfica dedicada a uma das maiores lendas da música mundial. “Tina Turner: uma viagem para o futuro”, a primeira mostra dedicada à cantora no país, permanece aberta até 9 de julho, e traz 120 fotografias, que datam de 1960 até 1990. As imagens estão organizadas em quatro eixos principais, dedicados a refletir sobre os temas que permearam a sua trajetória – a música, o cinema, o poder feminino e a moda.
“Eu faço parte da multidão de fãs que viram em Tina um lugar de liberdade, autenticidade e talento”, explica a jornalista Adriana Couto, co-curadora da exposição, em vídeo publicado online. Ao lado do ecossistema criativo MOOC, a apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura, mergulhou no acervo da galeria nova iorquina The Music Photo Gallery para selecionar os trabalhos que compõem a exposição. Há imagens dos fotógrafos estadunidenses Ebet Roberts, Bob Gruen e Lynn Goldsmith, e do londrino Ian Dickson, além de instalações audiovisuais.
Nascida Anna Mae Bullock em 1939, em Tennessee, nos Estados Unidos, a artista se tornou Tina quando se casou e se juntou à banda de Ike Turner no final da década de 1950. Inclusive, o nome artístico foi a única exigência do conturbado divórcio, realizado em 1978. A dificuldade em tentar resumir a história da cantora está em literalmente pincelar os melhores momentos, afinal, são muitos. Vencedora de 12 Grammys, ela vendeu 200 milhões de discos ao longo da extensa carreira, que inclui shows em estádios e sucessos atemporais.
Como selecionar o que entra ou fica de fora? “Mesmo fazendo pesquisas e encontrando o nosso olhar para a mostra, a gente seguiu a narrativa dela, porque Tina é uma mulher que percebeu que contar a própria história seria a única forma de ter a história retratada com todas as nuances e não colocá-la em um único rótulo”, conta a curadora. Na última década, a artista publicou duas autobiografias, ajudou na criação de um musical na Broadway e de um documentário da HBO. Há também duas cinebiografias, lançadas em 1993 e 2000.
“Tina Turner: uma viagem para o futuro”
Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, São Paulo-SP.
De 4 de maio a 9 de julho.
Terças a sextas, das 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia); gratuito às terças.