Mulamba e Ekena discutem o direito ao aborto no sensível clipe “Carne de Rã”

28/09/2020

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Brenda Vidal

Fotos: Reprodução

28/09/2020

Esta semana não tem uma segunda-feira qualquer. Hoje, 28 de setembro, é oficialmente o Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe. A data tem como objetivo tensionar o debate sobre os direitos reprodutivos, visando articular movimentos e discursos que atentem para o aborto enquanto uma questão de saúde pública e de autonomia dos corpos de pessoas com vagina (sejam elas mulheres cisgêneras, homens transgêneros ou pessoas não-binárias).

No Brasil, o aborto é liberado apenas em casos de gestações de fetos anencefálicos, que ofereçam risco à vida das e dos gestantes, ou que resultem de um estupro. Em quaisquer outras circunstâncias, é lido pela lei enquanto crime. Para amplificar os discursos pró-descriminalização do aborto, artistas se reuniram no EP temático Ventre Laico Mente Livre (2019). Desse encontro, surge “Carne de Rã”, faixa parceria entre Mulamba e Ekena, que teve clipe lançado hoje (assista ao final da matéria).

*

Com uma letra franca mas sensível, a canção ganhou um clipe capaz de revestir um assunto dolorido com a poesia e a potência que ele merece. O vídeo tem direção de Helena Freitas e a interpretação das artistas Lourdes Miranda, Lia Petrelli e Terená Kanouté.

Cacau de Sá, vocalista da Mulamba, deu o seguinte relato em release divulgado à imprensa: “Eu nunca abortei, mas já ajudei em vários processos de aborto, isso dentro da minha arrogância, me trouxe a permissão de cantar sobre o aborto. Eu sabia o quanto o meu apoio era importante pra elas e sem questionar ajudava. Ajudarei sempre a acabar com algo que não queiram. Nunca, em nenhum momento, me senti culpada de alguma forma. O abraço do depois cheio de novas possibilidades me blindava de qualquer peso social”. Assista abaixo ao clipe de “Carne de Rã”:

Tags:, , , , , , ,

28/09/2020

Avatar photo

Brenda Vidal