“Quebra o azulejo / Deixa a terra entrar”
Um prato cheio para coleções que se alimentam de grandes obras. É com satisfação que o NOIZE Record Club apresenta seu mais novo título: Ultraleve (2021), de Edgar. O álbum do multiartista e rapper paulista, que soa mais como uma pintura do caos em moldura sintética, ganha uma versão de luxo em LP roxo translúcido e tracklist exclusiva com quatro faixas inéditas, e a boa companhia da revista NOIZE #116 completamente imersa nas temáticas, nos personagens e nos bastidores do disco.
Edição exclusiva: Assine e garanta já!
Três anos após o emblemático Ultrassom e da brilhante parceria ao lado de Elza Soares na faixa “Exú nas Escolas”, de Deus É Mulher, Edgar retorna mais solar e não menos cítrico em seu novo álbum. Em Ultraleve, ele convoca Pupillo novamente para a produção musical; desta vez, a lírica corrosiva de um, e as ambiências imprevisíveis e enérgicas do outro formam um par que dança sob um fogo ardente. Labaredas urgentes que reagem ao e refletem sobre o excesso de tecnologia, a brutalidade do individualismo, a violência das desigualdades, a destruição ambiental.
Uma espécie de relicário de peças feitas a partir da reciclagem, já que as músicas contam com o som de objetos encontrados por Edgar nas ruas de São Paulo, que foram transformados em instrumentos e amplificados, adicionando efeitos às produções. Entre as canções apresentadas na versão digital do álbum, há a presença especial do rapper Kunumi MC, que rima em guarani na faixa “Que A Natureza Nos Conduza”. Para a versão em vinil pelo NRC, Ultraleve apresenta as inéditas “Hierarquia do Pecado”, “Bíblia Boi e Bala”, “Fake News” e “Prêmio Nobel”.
Um disco que coze em brasa resistente. O próprio artista descreve Ultraleve como uma “maniçoba poética”, e aprofunda: “demora mais de cinco dias no fogo da vaidade, com a panela cheia de água e empatia, cozinhando todos os sentimentos atravessados por um corpo negro em uma sociedade programada para o excluir e o matar”. A primeira palavra se refere ao prato originário de povos indígenas, que é feito a partir da maniva (folha da mandioca) e que pode levar até uma semana para ser preparado, e serve de metáfora para o consumo do álbum.
Lançado pela Deck, o registro foi gravado no estúdio Muchito por Pupillo e mixado por Carlos Trilho. Ultrapassando a linguagem musical e garimpando poéticas em meio ao absurdo urbano, Ultraleve recicla os desejos por utopias. Um prato modificado, de digestão lenta, rico em nutrientes e indispensável em qualquer dieta atual. Seu toca-discos merece: entre para NRC e garanta a edição do mês!
Corra e encomende seu kit com vinil + revista NOIZE.
OBS: Lembramos que, por causa das paralisações dos nossos fornecedores e dos impactos da pandemia, seguimos correndo para recuperar os prazos dos envios. Até lá, agradecemos o seu apoio e contamos com sua compreensão. O kit NRC# 052 (Edgar) tem previsão de envio para o mês de novembro.