Novela mexicana pop-rock

01/07/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

01/07/2012

Maná se consagra como a maior banda da primeira noite do Rock In Rio Madri com uma fórmula que incluiu músicas românticas, simpatia e até tragos de tequila.

*

_por Naira Hofmeister

Eles não negam as origens e para a sua apresentação na terceira edição do Rock In Rio Madri os integrantes do Maná trouxeram um repertório digno de novela mexicana, repleto de músicas sobre dores de cotovelo, amores impossíveis e mulheres traiçoeiras.

Sem chance de errar, a banda subiu ao palco ao som do hit “Oye mi amor” – o vocalista Fher Olvera não precisou cantar mais do que o primeiro verso a letra -“Tu sabes como te deseo”-, e o público imediatamente emendou o resto – “tu sabes como te he soñado” . Daí em diante, o que se viu foi uma sequência de manifestações de amor mútuo entre a plateia e a banda.

Pudera, os mexicanos são considerados reis na Espanha, estamparam as capas dos principais jornais madrilenhos neste sábado de abertura da terceira edição do evento na cidade.

E ocorre que nem só de dor de cotovelo está construída a empatia entre quem estava em cima do palco e os do andar de baixo. O povo adorou quando eles lembraram que são provenientes de Jalisco, terra da tequila, e vibrou com a demonstração de resistência de Fher ao virar uma garrafinha de 600 mililitros que ele jurou conter a bebida. Mas os aplausos se tornaram êxtase quando, ao terminar, o bandleader do Maná ergueu a garrafa e ofereceu: “Por Espanha amanhã! Muita sorte!”, em referência a final da Eurocopa, que a seleção campeã mundial disputa com a Italia no início da noite de domingo.

Também merece destaque o momento em que ele escolheu uma menina da plateia para subir ao palco, e ouvir de pertinho a interpretação de “Se Me Olvidó Otra Vez” e “Eres Mi Religión” em versão voz e violão. Patrícia, que veio de Oviedo sentou-se em um sofá entre Fher e o guitarrista Sergio (e deu inveja a algumas centenas de meninas) e surpreendeu a todos cantando bem afinadinha.

Com motivo das eleições presidenciais mexicanas, que acontecem neste domingo, eles cantaram “El Dragón”, música que representa “nossos medos, nossos monstros”, segundo apresentou Fher. Só nao deu para descobrir se ele considera dragão Enrique Peña Nieto ou Andrés Manuel López Obrador, os dois principais candidatos na disputa.

A política também deu o tom da canção “Latinoamérica”, que lembra o preconceito sofrido na Europa pelos povos do “outro lado do charco”, como os espanhois se referem ao Brasil e seus vizinhos. “Latino tú, latino yo / la misma sangre y corazón / eso es mi latinoamérica / hay que luchar latinoamérica / y si nos quieren marginar / nunca nos vamos a dejar” .

Mas a crítica perdeu peso diante da atual crise econômica e institucional que vive a Europa – e que levou a Espanha a solicitar oficialmente um resgate para a União Europeia na semana passada. O país é considerado o “terceiro mundo europeu”.

Para dar outra perspectiva aos espanhois foi que a banda mandou uma mensagem de alento antes da música LLuvia Corazón.“Dedicamos esta canción a todos los que tienen esperanza, a todos los latinos y a todos os españoles”. – Maná, aliás, significa “energia positiva” no idioma polinésio.

Tags:, , ,

01/07/2012

Revista NOIZE

Revista NOIZE