O novo lançamento do NOIZE Record Club convida você a dançar no ritmo das marés de dentro e de fora. É com alegria que anunciamos Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água (2020), de Luedji Luna, como o 54º título do clube. Um dos trabalhos mais pedidos do ano pela nossa audiência, o segundo álbum da cantora e compositora baiana, indicado ao Grammy Latino 2021 na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, chega em vinil verde translúcido, com bela capa e encarte, ao lado da revista NOIZE # 118 em uma edição mais marítima do que nunca.
Tiragem limitada! Assine e garanta já seu kit com LP de Luedji Luna + NOIZE impressa.
Do líquido amniótico às águas do Atlântico Negro, o ano de 2020 marca as gestações e os partos de Luedji – o biológico, dando vida ao filho Dayo, e o artístico, apresentando ao mundo o álbum sucessor de Um Corpo No Mundo (2017). Em busca da conexão com a África e a diáspora contemporânea cosmopolita, as gravações de Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água passam por um estúdio em Nairóbi, no Quênia, e, uma vez de volta ao território nacional, Salvador e São Paulo. Com produção assinada por Luedji em parceria com o guitarrista queniano Kato Change, o registro traz contribuições de instrumentistas também de Burundi e Madagascar para dar o tom dos arranjos jazzísticos, incorporando tendências da música africana atual. A presença de banda ao vivo, com instrumentos como piano, baixo elétrico e coros vocais melódicos, tornam a sonoridade encorpada, fluída, refinada, manuseando a inconstância sem perder coesão.
As parcerias avançam o território da literatura com voz e poema de Conceição Evaristo em releitura swingada de “Ain’t Got No”, clássico imortalizado pela versão de Nina Simone. Em “Lençóis”, ela firma a composição ao lado da escritora Cidinha da Silva, e convida a também escritora Tatiane Nascimento para os vocais. Em todo o disco, a mulher negra é musa, protagonista e autora. Os atravessamentos do amor, desamor, desejo, afeto e desafeto orientam a lírica do álbum, que mira no elemento da água também enquanto símbolo das emoções. Em entrevista ao jornal baiano Correio, concedida em outubro passado, época do lançamento do disco, Luedji comenta a intenção de firmar a temática do amor para mulheres pretas como forma de humanização:
– “[A destituição da humanidade de mulheres negras] é um resquício do processo de escravização e eu rompo com essa lógica – primeiro, dizendo que amo, sim, sou amada também e não é só sobre solidão. A gente é humana, a gente fode, ama, desama, fica sozinha. A gente vive”.
Além da indicação ao Grammy Latino, Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água figurou na lista “Top 50 discos” de 2020 elaborada pela APCA (Academia Paulista dos Críticos de Arte) e na de 100 melhores discos da Transglobal World Music Chart do mesmo ano. Bom Mesmo É Estar no NOIZE Record Club com a garantia desse kit em seu catálogo, mas, se ainda não faz parte, encomende o seu agora mesmo!
Assine o NOIZE Record Club e receba vinil + revista na porta de casa.
OBS: Lembramos que, por causa das paralisações dos nossos fornecedores e dos impactos da pandemia, seguimos correndo para recuperar os prazos dos envios. Até lá, agradecemos o seu apoio e contamos com sua compreensão. O kit NRC#054 (Luedji Luna) tem previsão de envio para o mês de janeiro.
Tracklist – LP Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água (2020)
Lado A
1 Uanga
2 Tirania
3 Chororô
4 Ain’t Got No
5 Ain’t I Woman
6 Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água
Lado B
1 Lençóis
2 Erro
3 Manto da Noite
4 Goteira