_pra ler ouvindo:
Mesmo sem saber tocar baixo com maestria, Sid Vicious foi integrante de uma das mais importantes bandas de todos os tempos, os Sex Pistols. Por sua atitude punk, é até hoje símbolo da máxima “viva rápido, morra cedo”. Afinal, ele a seguiu a risca.
A história
Sid Vicious, ou melhor, John Ritchie, teve uma infância conturbada. Se mudava a toda hora junto com a mãe que traficava drogas pra levantar um dinheiro e pagar as despesas de casa.
Ficou famoso, atraiu groupies e se perdeu por Nancy Spungen, loira, traficante e namorada. Sid e Nancy, um dos casais mais famosos da música.
Morreu por overdose de heroína aos 21 anos.
A carreira
Sid Vicious começou a carreira artística tocando em uma banda chamada The Flowers of Romance, junto ao também fundador do The Clash, Keith Levene, e de Viv Albertine, que depois fundaria o The Slits. Sid ainda se apresentou em diversos shows como baterista para a Siouxsie and the Banshees, além de ter o nome cogitado para ser vocalista do The Damned. No entanto, fama e reconhecimento – como péssimo baixista, diga-se – só chegariam depois.
Em 1977, Sid entrava para os Sex Pistols e o caos tomava forma.
Foi no mesmo ano que a banda lançou Never Mind the bollocks – Here’s the Sex Pistols, álbum que não teve dificuldades em chegar ao topo das paradas de sucesso.
Um ano depois e o vocalista Johnny Rotten declarou o fim do grupo.
Rotten confessou, anos mais tarde, que “Sid não passava de um cabide que preenchia um espaço vazio no palco”. Mas a gente sabe, um cabide de muito sucesso.
Conquistas
Reza a lenda que, quando em turnê, os Pistols pararam para comer em uma parada de caminhoneiros e um brutamonte começou a tirar satisfações com Sid, que, com muita elegância, cortou sua mão com uma faca, espalhou o sangue em seu ovo cozido e continuou comendo.
Namorou Nancy, que fazia jus à sua loucura. Era ex go-go-dancer e viajou a Londres já com o propósito de “dormir com um Sex Pistol”. Dizem as más línguas que vivia de peitos de fora porque amava que Sid os chupasse.
A explicação
A gota d’água foi quando, depois de uma festa em seu apartamento, Nancy foi encontrada morta, esfaqueada embaixo da pia. Até hoje ninguém sabe ao certo o que aconteceu e se foi mesmo Sid que a matou.
Sid passou 55 dias na prisão pela acusão de homícido. Acabou saindo sob uma fiança milionária. Pra comemorar, foi recebido com uma festa regada a heroína, cortesia de sua mãe.
Na manhã seguinte, Sid Vicious foi encontrado morto, ao lado de sua então namorada.
Toda semana, adicionamos um novo nome à nossa lista sem noção.
No final do ano, você vai escolher o grande #1.
Vai se esforçando, quem sabe dá tempo de você entrar aqui.