A conferência musical do SXSW não poderia ter tido um anfitrião melhor. Dave Grohl foi quem discursou na abertura do evento, realizada ontem. Durante quase 50 minutos, o vocalista e guitarrista falou sobre a sua carreira e sobre a sua formação musical.
O líder do Foo Fighters, atualmente envolvido em diversos projetos, desmentiu o título de melhor baterista do mundo e afirmou que dar nome a uma banda ainda é a parte mais complicada do seu ofício. “Não por acaso que Foo Fighters é o nome mais estúpido que eu conheço”, declarou em tom bem-humorado.
A participação de Dave Grohl no SXSW pode ser conferida na íntegra aqui:
Grohl recordou ainda o início do Nirvana e que, certa vez, Kurt Cobain disse a um executivo da industria fonográfica que a banda seria a melhor do mundo. “Eu ri”, confessou. “Achei que ele estava brincando. Como é que ele podia achar que o Nirvana iria fazer sucesso? A gente nem era era pop”, completou. E sobre as gravações de “Nevermind”, Dave Grohl lembrou delas como “o som de três caras que tocavam como se as suas vidas dependessem daquilo”.
O realizador do documentário sobre o estúdio Sound City encerrou a sua participação ridicularizando os atuais grandes sucessos da indústria de entretenimento, em especial os que surgiram em reality shows como o American Idol. “Imagine Bob Dylan cantando “Blowin’ in the Wind” na frente de Christina Aguilera”, falou em tom quase que de piada. Mas, por outro lado, não poupou elogios ao boom do sul-coreano PSY. “Gangnam Style é uma das minhas músicas favoritas nos últimos dez anos”.