Quem acompanhou os gaúchos da Superguidis durante sua carreira, sabe que eles não passaram em branco. Foram quase 10 anos de banda, sobrevivendo na música pela simples paixão de estar com os amigos e cair na estrada. Atravessando o País entre festivais e turnês, o merecido reconhecimento demorou um pouco, mas não faltou. O quarteto formado Andrio Maquenzi, Lucas Pocamacha, Diogo Macueidi e Marco Pecker era tido como uma das principais bandas independes do País, entrando pra lista dos “13 Nomes Que Realmente Importam no Novo Rock”, da revista BIZZ. Porém, eles se renderam a um dos principais problemas de quem pretende ganhar a vida com banda: viver de música no Brasil é para poucos.
O anúncio do fim chegou rápido, via Twitter. “A Superguidis informa que encerra suas atividades, por interesses pessoais que conflitavam com os da banda”. O comunicado chegou em hora completamente inesperada para os fãs, mas já rondava os bastidores do grupo. Com os integrantes tendo que trabalhar e estudar para garantir um futuro, o tempo para se dedicar à música encurtou cada vez mais. Segundo Brisa, produtor da banda, ano passado eles só se dedicaram à banda, para completar uma turnê de 60 shows por todo o Brasil.
Com a promessa de reduzir o ritmo em 2011, o grupo tentava se dedicar mais às suas atividades paralelas. Lucas pretendendo acabar o curso de engenharia elétrica, e Marco o de jornalismo. Andrio querendo se dedicar às suas produções de trilhas, e Diogo à sua profissão de chef de cozinha. Apesar disso, os convites não cessavam e surgiam o tempo todo. Shows e festivais como o Porão do Rock e Gig Rock, que a banda participaria este ano.
Sem reduzir o ritmo, e também sem ânimo para repetir a dose de 2010, o grupo resolveu se render, justo no momento em que estariam começando de fato uma carreira consistente. Com 3 discos lançados até hoje, eles já preparavam o lançamento do quarto: “A gente tem músicas prontas, precisava ensaiar. Lançaríamos material novo ano que vem, provavelmente”, comenta Brisa, sobre o futuro da banda.
Sem choro nem vela, eles não pretendem fazer nenhum show de despedida, pra não criar um “draminha” desnecessário. Quem não viu ao vivo, perdeu. Por sorte, a banda estava produzindo um DVD, com gravações de um show em Porto Alegre. Segundo Brisa, logo essas filmagens devem cair na internet. Além desse consolo, ainda podemos contar com as composições de Andrio. Ele mantém alguns projetos paralelos, como as bandas Urso e Media Luna, em parceria com sua namorada Liege Milk. Mas bem que a Superguidis podia voltar.