Os fundadores do site Pirate Bay foram condenados hoje (17/04) por um tribunal de Estocolmo, na Suécia, a um ano de prisão. Responsáveis por um dos maiores sites de torrent do mundo, Frederik Neij, Gottfrid Svartholm Warg, Carl Lundstrom e Peter Sunde terão ainda que pagar uma indenização de 30 milhões de Coroas Suecas, o equivalente a aproximadamente US$ 3,6 milhões. Todo o dinheiro será revertido para empresas como Warner Bros, Sony, EMI e Columbia Pictures.
A sentença afirma que ao facilitar o download de arquivos protegidos por direitos autorais, os responsáveis do site violaram a lei sobre propriedade intelectual. Apesar do veredito, um dos fundadores divulgou via Twitter que “nada vai acontecer com o The Pirate Bay, isto foi apenas um grande teatro para a imprensa”.
O Pirate Bay foi fundado em 2003 pela organização anti-direitos autorais Piratbyran, mas nos últimos cinco anos passou a ser administrado por Neij, Warg, Lundstrom e Sunde. Milhões de arquivos são trocados entre os usuários diariamente através do site. O Pirate Bay não hospeda conteúdos de direitos autorais, mas sim links para arquivos de vídeo e música mantidos nos computadores de seus usuários. O advogado dos quatro rapazes irá recorrer da sentença.
Fonte: BBC