Technics SL-1200: 50 anos do toca-discos que revolucionou a música

20/04/2022

Powered by WP Bannerize

Erick Bonder

Por: Erick Bonder

Fotos: Reprodução

20/04/2022

O surgimento de novas tecnologias sempre promoveu grandes impactos no meio cultural. Há 50 anos, aparecia um personagem mitológico, que transformou para sempre a nossa maneira de fazer e ouvir música: o Technics SL-1200. Nascido em 1972, este foi um dos primeiros toca-discos a operar com sistema direct-drive, no qual o motor está diretamente ligado ao prato do aparelho. Essa mudança, aliada a outros incrementos, fez com que o toca-discos deixasse de ser apenas um aparelho de reprodução para se tornar um instrumento musical e servir de base para a construção de parte da cultura contemporânea.

Se você é DJ, provavelmente já ouviu falar em turntablism e com certeza já sabe sobre o que estamos falando. Scratches, back spins, slip-cueings, viradas e diversas outras manobras que são características centrais da discotecagem se tornaram possíveis apenas após esses incrementos técnicos nos toca-discos. Eram os primórdios do rap, house, dance music e praticamente tudo aquilo que hoje chamamos de música eletrônica, possibilitados pela mistura entre a nova ferramenta e a criatividade dos artistas.

O primeiro aparelho que utilizou a ligação direta do motor com o prato foi o SP-10, criado em 1970 pela japonesa Technics, um braço da empresa Panasonic. Pioneiro, surgia como alternativa aos sistemas belt-drive e idler-wheel. O motor de baixa frequência conectado ao prato permitia que houvesse maior precisão na velocidade de rotação do disco, sem perda de energia através dos intermediários (correia e polia), como nos aparelhos antes mencionados.

Logo depois, em 1971, a mesma companhia criou um novo modelo, com outras inovações: o SL-1100. Este seria, de fato, o primeiro aparelho a influenciar tanto o padrão do que viriam a ser os DJs como os conhecemos hoje. Ao contrário do SP-10, que trazia o braço em um módulo separado da estrutura do prato, o SL-1100 integrava em um só aparelho o sistema direct-drive e um braço curvo fixo. Diz a lenda que o vanguardista DJ Kool Herc, um dos fundadores da cultura hip hop e criador do break, usou dois Technics SL-1100 nas suas primeiras experimentações, criando novos sons através de discos de funk e R&B.

*

Bastou mais um ano para que as experiências com o SP-10 e o SL-1100 fossem levadas adiante. Em 1972, há cinco décadas, surgia o toca-discos que se tornou conhecido pelo papel central que exerceu na revolução que houve na música no final do século passado.

O Technics SL-1200, incorporou ao sistema direct-drive um motor de alta precisão, tornando o torque (a velocidade de arranque) extremamente rápido, permitindo as viradas, passagens imperceptíveis de um som para outro feitas na discotecagem. Além disso, foi adicionado ao toca-discos um novo recurso, o pitch control. Criado para regular instabilidades na rotação, o pitch foi usado pelos DJs para controlar os BPMs dos beats. Somados à estrutura rígida do prato e da cabine do aparelho, esses eram os ingredientes básicos necessários para manipular os sons dos LPs, fazendo do toca-discos um instrumento de criação.

Technics SL-1200/ Reprodução

O SL-1200 não havia sido planejado para o uso dos DJs, mas sim para a reprodução convencional de discos. Foram os artistas pioneiros da época que, testando, experimentando, subverteram o uso da máquina e a incorporaram a sua criação, ressignificando suas funções. Somente anos mais tarde, em 1979, observando o uso do toca-discos para a discotecagem, a equipe da Technics aprimorou o controlador de pitch, pensando em facilitar o trabalho dos DJs em seu modelo seguinte.

O Technics SL-1200MK2 continha as mesmas qualidades do seu antecessor, mas aprimoradas: a velocidade de rotação se tornou ainda mais estável e um controle do pitch mais prático de usar foi incrementado. Ainda foi adicionado ao equipamento o botão start/ stop, que se tornaria um padrão para os modelos de muitas marcas dali em diante. Com o passar do tempo, os aparelhos apelidados às vezes de “MK” tornaram-se os toca-discos mais desejados pelos DJs, por conter todas as qualidades necessárias para, com LPs, toca-discos e scratches, criar música.

Anúncio do Technics SL-1200MK2/ Reprodução

Durante os anos seguintes, com a difusão da tecnologia através do Technics e outros equipamentos com funções análogas, desde 1980 até o final dos anos de 1990, ao redor do mundo inteiro, um turbilhão de artistas surgiu criando novos tipos de música, usando como base dois ou mais toca-discos unidos a um mixer e uma coleção de LPs. DJs como Grandmaster Flash, Grand Wizzard Theodore e Afrika Bambaataa foram precursores nessa forma de compor, que passou a ser chamada de turntablism. Eles se tornaram mestres na arte de fazer as músicas que já existem se tornarem novas músicas, através de uma lógica de colagem sonora, o sampling

https://open.spotify.com/track/3iSNhcDHv0Hg8P4JAI2Tcu?si=bea7c4de931a4042

Haviam batalhas, individuais e até mesmo em grupo, entre DJs que improvisaram ao vivo com suas coleções de LPs e scratches, que, como você pode conferir nos registros abaixo, levavam o público à loucura. DJ Cash Money é um dos nomes memoráveis da época de ouro do turntablism, com suas performances ao vivo inacreditáveis. Vale também mencionar o grupo Invisibl Skratch Piklz, que marcou a década de 1990.

Um dos praticantes brasileiros de turntablism mais famosos é KL-Jay, DJ histórico do Racionais MC’s, dono de uma coleção de mais de 6 mil discos de vinil. As bases de muitas músicas clássicas do grupo são colagens de samples feitas por KL-Jay, vindas das mais diferentes referências musicais, de James Brown e Ray Charles a Jorge Ben e Tim Maia.

Todas essas criações se tornaram possíveis, inicialmente, pelo surgimento do Technics SL-1200, seu sistema direct-drive e seu pitch control. Ao longo dos anos, ainda foram desenvolvidos diversos outros modelos do toca-discos da série MK até que, em 2010, a produção do equipamento foi interrompida. As técnicas de mixagem digital se difundiram entre os DJs, que passaram a usar mais computadores que toca-discos. Os LPs também ficaram fora das prateleiras por algum tempo.

Mas, com a retomada no mercado dos discos de vinil que tem ocorrido nos últimos anos, em 2019, a Technics retomou a produção da série com o lançamento da sétima geração do lendário aparelho. E em 2022, em comemoração aos 50 anos do SL-1200, foi anunciada uma edição limitada em 12.000 exemplares do novo Technics SL-1200MK7L.

Meio século é um marco a ser comemorado. Com seu surgimento, os toca-discos Technics ajudaram a construir o que se fez na música nestes últimos 50 anos. Daqui, olhando para trás, mas com os olhos no futuro, reverenciamos estes equipamentos e todos os artistas que construíram as bases do que ouvimos hoje.

Tags:, , , , ,

20/04/2022

Erick Bonder

Erick Bonder