Todas edições da Rolling Stone brasileira dos anos 70 estão disponíveis online de graça

10/03/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

10/03/2017

Entre novembro de 1971 e janeiro de 1973, aconteceu um dos maiores episódios da imprensa contracultural do Brasil, a primeira versão brasileira da revista Rolling Stone.

Naquela época, quando Hendrix, Joplin e Morrison haviam acabado de morrer e os Beatles haviam a recém se separado, a publicação norte-americana possuía uma relevância absurda tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo. No Brasil, em meio à ditadura, a cultura alternativa também efervescia. Rita Lee estava saindo d’Os Mutantes, a tropicália dava seus frutos com o grande sucesso d’Os Novos Baianos, Caetano e Gil voltavam do exílio…

*

Tudo isso foi documentado nas páginas dessa experiência de jornalismo musical alternativo que foi editada por Luiz Carlos Maciel, célebre por ter participado dos primeiros tempos do jornal O Pasquim.

O número zero da revista foi distribuído de graça no Rio de Janeiro trazendo Gal Costa na capa e o destaque à música brasileira se manteve durante os 14 meses de vida da publicação. Jorge Ben, Baden Powell, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, todos eles foram alvo das entrevistas e reportagens da revista que, infelizmente, durou pouco. A Rolling Stone dos Estados Unidos cobrava royalties da versão brasileira que, por sua vez, não conseguia dar conta da dívida. Rapidamente, essa fatura foi aumentando até o ponto em que o veículo, que funcionava no Rio de Janeiro, não teve escolha a não ser fechar suas portas. Inclusive, os últimos três números da revista saíram sem autorização da sede dos EUA e com o subtítulo “PIRATA” escrito abaixo do logotipo.

As 36 edições publicadas se tornaram raridades bastante difíceis de serem achadas por aí. Recentemente, o pesquisador Cristiano Grimaldi publicou o site Pedra Rolante, que traz pela primeira vez ao público todo esse acervo digitalizado de graça.

Acesse aqui e divirta-se.

Tags:, , , , , , , , ,

10/03/2017

Editor
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes