10 livros para fãs de música brasileira lançados em 2024

12/12/2024

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos: Divulgação

12/12/2024

Dando início a nossa retrospectiva, indicamos alguns livros que tematizam o universo musical. De pesquisas acadêmicas a crônicas passando por boxes especiais, não faltaram boas leituras na nossa redação. Confira nossas favoritas abaixo:

*

O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim (Companhia das Letras) – Ruy Castro

Nesta reunião de crônicas de Ruy Castro publicadas na Folha de S. Paulo, o autor traça um paralelo da genialidade de Jobim musicista com sua forte veia ecológica. Quando a palavra “sustentabilidade” ainda sequer estava em voga, o maestro já se preocupava com o desmatamento da Mata Atlântica e com o dito “progresso” que destrói florestas em nome da cultura do automóvel. A exuberante natureza carioca, como nos lembra Castro, também foi tema de suas composições.

Bate-Estaca (Veneta) – Camilo Rocha

A história da cena eletrônica se funde à história paulistana, com suas inúmeras transformações entre as décadas de 1980 e 2000. Em uma combinação de pesquisa de campo, entrevistas e memórias, Camilo Rocha remonta como surgiu a cena eletrônica da cidade e sua história, protagonizada por clubbers, DJs e drag queens.

O Mito do Mito (Globo) – Rita Lee 

Ao misturar ficção e realidade autobiográfica, Rita Lee constrói uma obra deliciosa que tem o centro histórico de São Paulo como plano de fundo. Misturando a linguagem do humor que ela dominava (inclusive, na literatura) e até um certo suspense, esta obra póstuma é imperdível para os fãs — ela, inclusive, se renega ao posto de “mito” e prova que era uma fã como todos nós.

A história incompleta de Miriam Batucada (Popessuara) – Ricardo Santhiago

Ricardo Santhiago mergulha na vida complexa e fascinante de Miriam Batucada, mulher lésbica, possivelmente bipolar, que emergiu de uma família conservadora da periferia de São Paulo para se tornar uma estrela do cenário artístico brasileiro. O livro explora sua ascensão meteórica e sua trajetória marcada por um final trágico. Esta biografia revela mais detalhes sobre a vida e o legado de uma talentosa cantora, compositora, ritmista e humorista que, até então, foi negligenciada pela cultura brasileira.

Avalanche: A Revolução do Streaming (2010-2020) (Numa Editora) – Marcelo Monteiro

Marcelo Monteiro mergulha no acervo musical brasileiro das últimas décadas e os impactos da revolução digital na indústria fonográfica. De quebra, ainda mostra as músicas que impactaram e impactam a nova MPB.

Som Livre: Uma biografia do ouvido brasileiro (Globo) – Hugo Sukman

O jornalista Hugo Sukman narra a trajetória da maior gravadora 100% brasileira, fundada em 1969 por João Araújo. A obra explora a influência da Som Livre na música brasileira, desde trilhas sonoras memoráveis de novelas, que ajudaram a popularizá-la, até a ascensão da nova música sertaneja. Em sua análise, ele revela como a Som Livre, ao longo de seus 50 anos, ajudou a moldar a música popular brasileira e, por extensão, a própria identidade cultural do país.

Box Cazuza – Meu lance é poesia + Protegi teu nome por amor (Viva Cazuza/WMF) – Cazuza (org. Ramon Nunes Mello)

Um box feito para atender aos fãs do poeta. Nele, o leitor pode mergulhar nos versos de Cazuza e ainda ver fotos inéditas de seu acervo, tudo sob a batuta de Lucinha Araújo, mãe do cantor e guardiã de sua obra. Conta, ainda, com organização de Ramon Nunes Mello e prefácio assinado por Gilberto Gil.

1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso (Máquina de Livros) – João Barone

Uma visão privilegiada de uma das bandas mais importantes do país: a da bateria do ícone João Barone. Nesta biografia, o músico recorda o fascínio pelo instrumento ainda na infância, o primeiro contato com Herbert Vianna Bi Ribeiro, o primeiro disco, o consagrador show no Rock In Rio de 1985, entre outros momentos marcantes de sua carreira.

Cine Subaé – Escritos sobre cinema, 1960 – 2023 (Companhia das Letras)  – Caetano Veloso (org. Claudio Leal e Rodrigo Sombra)

Ok, não é necessariamente um livro sobre música, mas são escritos de Caetano Veloso, e ter seu ponto de vista sobre a memória cultural do país é sempre muito bem-vindo. A obra reúne críticas publicadas no periódico Archote na década de 1960, sobre filmes que marcaram a trajetória e influenciaram, de alguma forma, a obra musical do artista.

Funk Delas – A História Contada Pelas Mulheres. Michele Miranda

Michelle Miranda, nesta obra, conta a história do funk sob um olhar urgente: o feminino, que, afinal, também esteve à frente do movimento desde seu início. A autora  lança luz sobre o caminho que funkeiras percorreram para chegar ao sucesso e a luta para ocupar lugar de relevância em streamings de música, paradas de sucesso e também nos bailes. 

LEIA MAIS 

Tags:, , , , ,

12/12/2024

Avatar photo

Revista NOIZE