NRC | Um tesouro inédito de vinis de Bob Dylan

04/07/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

04/07/2014

Às vezes um apartamento antigo guarda relíquias inimagináveis. No canto de um mezanino de um imóvel em Nova Iorque, seu proprietário encontrou uma caixa simples onde estava escrito “old records”. Dentro dela, ele encontrou nada menos que 149 discos de vinil com gravações inéditas de Bob Dylan feitas entre 1969 e 1970.

Isso aconteceu porque a irmã do atual dono do apartamento alugou o imóvel para o músico naquela época e Dylan acabou deixando lá mesmo esse vasto material. O músico tinha o costume de gravar as faixas em Nova Iorque e manda-las para seu produtor Bob Johnston, que morava em Nashville. Johnston mixava elas e mandava tudo de volta a Dylan com observações escritas. Foram esses discos que vieram à tona agora.

*

73-DylanSmall

Boa parte das gravações são de ensaios e versões alternativas de várias composições que o músico escreveu para os álbuns Nashville Skyline (1969), Self Portrait (1970) e New Morning (1970). Mas além disso, há faixas completamente inéditas, como versões para “Folsom Prison Blues” e “Ring Of Fire” do Johnny Cash, e um take de “Tomorrow Is a Long Time” em clima de música gospel.

Todos os discos achados foram vendidos para Jeff Gold, que foi vice-presidente da Warner Bros. Records, e é dono do site Recordmecca. Boa parte do material ficou com ele mesmo, mas Gold está vendendo alguns discos em seu site por preços que vão de mais ou menos R$ 5.500 a mais de R$ 16.000. Salgado, né?

Veja aqui o Dylan tocando em 1969 no programa que o Johnny Cash tinha na TV e descubra se os discos valem tudo isso:

Uma dos lados mais legais dos discos de vinil é a sua durabilidade. Essa foi uma das motivações para criar o NOIZE Record Club é o primeiro clube de assinaturas de LPs da América Latina. Saiba mais -> http://www.noize.com.br/recordclub/

Tags:, , , ,

04/07/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE