Colecionar vinis e ter seu próprio toca-discos exige manutenção e cuidados constantes. Existe no mercado uma grande variedade de opções para limpeza e acomodação dos discos, mas a gente sabe que nem sempre é possível iniciar essa jornada com todos os utensílios adequados em mãos.
Porém, é possível adaptar alguns itens do dia a dia para garantir que etapas importantes na rotina de conservação de seu aparelho e de seus LPs sejam realizadas. A lista abaixo reúne alguns objetos que podem facilitar sua vida, afinal, a realidade de um colecionador de vinil também é feita de gambiarras.
Ecobag
Sabe a sacola de pano que você ganhou de brinde naquele festival? E aquela ecobag que você adquiriu em uma compra no mercado ou na feira? Feita para ser multifuncional, elas são ótimas para carregar seus vinis de forma prática e segura. Quando for emprestar alguns de seus discos para alguém ou visitar sebos para garimpar alguns títulos, a ecobag pode ser uma companhia e tanto!
Caixa de Feira
Caixotes de feiras feitos de plástico podem ser ótimos para acomodar e organizar sua coleção em casa de um forma segura, prática e barata. Seus vinis ficam em um ambiente pequeno? Essa pode ser uma solução viável e charmosa.
Pincéis de Maquiagem
Que tal enxergar novas possibilidades nos pincéis de maquiagem? Eles podem auxiliar tanto na limpeza dos seus vinis quanto da agulha de seu toca-discos. Na primeira situação, os pincéis maiores, redondos e com cerdas volumosas, como o large powder, também conhecido como “pincel para pó”, se assemelham bastante ao pincel de limpeza de LP’s. Já para agulha, opte por um pincel com cerdas mais curtas, menores e menos volumosas. Indicamos fortemente que você invista em pincéis de maquiagem exclusivos para isso, evitando pincéis que já entraram em contato com produtos de maquiagem.
Escorredor de Louças
O nome desse utensílio já revela tudo! Geralmente, os modelos reservam espaços desenhados para o encaixe de pratos, o que super pode funcionar para o encaixe de LPs. Assim, os escorredores são capazes de servirem como ferramenta para auxiliar à secagem de seus vinis após a limpeza deles. Só vale aquele aviso: é melhor comprar um só para usar nos discos. Caso você queira arriscar usar o mesmo da louça, pelo menos tenha certeza de que o escorredor está limpo, afinal, não queremos restos de comida nos discos, né?
Moedas
Esse é um tópico polêmico, contudo, o trazemos aqui mais enquanto um truque emergencial do que um conselho. O braço do toca-discos é uma peça muito sensível e, ao longo do tempo, pode apresentar desnivelamento ou o fenômeno do skating, que é resultado da tendência do braço em deslizar para o centro do disco enquanto ele estiver tocando. Isso prejudica o contato da agulha com o vinil, impactando diretamente na reprodução do som. Se o seu toca-discos não tiver recursos de nivelamento e anti-skating próprios, ou, ainda, se não tiver regulagem de contrapeso adequada, discos com riscos superficiais podem pular durante a execução. Dependendo da qualidade do toca-discos, até mesmo discos sem riscos podem pular (é o que costuma acontecer quando se ouve uma prensagem muito boa em um aparelho muito ruim). Posicionar uma moeda sobre a parte superior da cápsula da agulha, também conhecida como headshell ou cabeça do braço, pode fazer seu disco tocar sem pulos. No entanto, fazer isso tende a deixar o braço pesado demais, atrapalhando a reprodução do som e possivelmente estragando o disco, a agulha e o aparelho. Para reduzir danos, prefira sempre moedas mais leves.