Fab 5 Freddy, uma das grandes lendas do hip hop, foi curador do Youtube por um dia. Ele é um dos primeiros artistas de grafitti, e produziu, estrelou e fez a trilha de Wild Style, o primeiro filme que registrou o movimento hip hop. Além disso foi apresentador do YO! MTV e produziu muitas outras coisas. Fab 5 comenta que está voltando a fazer arte e fala muito bem de Exit Through The Gift Shop, novo filme do Banksy. Segundo ele, pode ser o Wild Style dessa geração. Confira os vídeos que ele escolheu e seus comentários:
“Eu fiz parte de um show de TV underground bem legal em 1979 chamado Glenn Obrien’s TV Party que era transmitido semanalmente. Eu era um convidado regular e um dos cameramen. Normalmente era um talk show mas esse foi um show temático. Mal musicalmente, mas muito divertido. Se liga em Jean Michel Basquiat em pé com uma guitarra sorrindo. E ele escreveu “Mock Penis Envy” na parede, atrás de Blondie’s Chris Stein, também com uma guitarra na mão”.
“Esse é um mashup com cenas do meu filme, Wild Style. Uns caras espertos em Amsterdam fizeram isso e eu adorei”!
“Essa aqui é minha cena em Downtown 81, um filme feito em 1981 com Jean-Michele Basquiat e é um ótimo olhar sobre a cena do centro de Nova York na época. Lee Quinones, o lendário grafiteiro, está na cena comigo pintando e Jean aparece. Aí vamos lá dentro nos divertir um pouco”.
“2Pac era meu amigo e aqui ele faz um freestyle durante um entrevista que fiz com ele para o YO! MTV“.
“Estréia na TV do Wu-Tang Clan no YO!, antes do mundo abraçar sua maneira crua e inteligente de fazer hip hop”.
Um encontro que tive com George H. W. Bush alguns anos atrás. O fato de ele ter discutido no programa do Larry King a nossa conversa foi impressionante.
Esse é uma cena do primeiro filme/documentário que mostra o graffiti em Nova York. “Stations Of The Elevated“, lançado ou finalizado em 1981. Tenho certeza que não foi visto por muitos naquela época. Eu não me lembro de ter passado na TV alguma vez. Mas agora, graças a tecnologia e sites assim, podemos ver como era quando quase todos os trens do metro de Nova York tinham algum toque de graffiti. Eu adoro esse filme!
“One Love” do primeiro disco do Nas. A maioria dos meus clipes favoritos tinha uma narrativa, uma história. Essa obra prima lírica do Nas era como um ótimo roteiro e eu filmei todo o vídeo no Queens Bridge housing project onde ele cresceu.
“Talking All That Jazz” é um clipe que dirigi para o Stetsasonic e é o primeiro clipe a lidar com uma questão ainda pequena e que se tornaria gigante, a do uso de samples. E como eu cresci numa casa que adorava jazz e o baterista Max Roach era meu avô, eu sabia que podia fazer um ótimo trabalho.
Kool G Rap & Polo, “Road To The Riches” foi um dos primeiros vídeos a ilustrar a ascensão e queda de um traficante em Nova York. De 1988.