Agora / Ágora abre exposição Instantâneo/Simultâneo, em Porto Alegre

26/05/2011

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

26/05/2011

Caminhando por um túnel composto por diversas partes metálicas, o visitante se prepara para ser desequilibrado, deslocado, entortado. É assim que a obra “Túnel”, de Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, recebe quem chega ao Santander Cultural de Porto Alegre para conhecer a mostra Instantâneo/Simultâneo. A exposição é parte do projeto AGORA / ÁGORA – Criação e transgressão em rede, que teve coquetel de inauguração na última quarta, dia 25.

*

Com a proposta de celebrar e questionar a mudança de percepção do tempo na vida atual, a exposição reúne 14 artistas nacionais e internacionais, cujos trabalhos causam encanto e estranhamento, e são parte de um conceito maior, que explicamos neste link.

Grande parte das obras expostas trabalha com as ideias de sobreposição e multiplicidade, apoiadas na passagem do tempo e no acaso: fotografias de composições análogas em paisagens distintas, telas pintadas no chão, hibridismos de real e virtual. Na obra “Fortune teller”, de Bogdan Perzynki, imagens projetadas em uma tela são refletidas em uma vidraça através da qual é possível enxergar as pessoas visitando a mostra. As pessoas projetadas e refletidas se mesclam aos visitantes reais, como miragens que parecem poder ser tocadas. Mas não podem.

A interação e as escolhas do visitante também cumprem papel importante. Na obra âncora, “SuperCinema”, de Rommulo Conceição, é possível assistir a filmes e comprar alimentos em prateleiras de supermercado, que dividem o espaço com poltronas de cinema, espectadores e a tela de projeção. “Rommulo nos faz pensar sobre as fronteiras cada vez mais confusas entre arte e comércio, obra de arte e objeto de consumo”, diz a curadora geral do projeto, Angélica de Moraes. Outros trabalhos, como “Homem com uma Câmera de Cinema”, do canadense Perry Bard, são criações em rede, em que o gesto criador inicial desencadeia uma série de novas versões autorais para a mesma matriz: o documentário homônimo que o cineasta russo Dziga Vertov gravou em 1929.

A instantaneidade e a simultaneidade que dão nome à mostra poderiam muito bem servir de subtítulos para a vida contemporânea. Instantâneo/Simultâneo não é estanque, e cada visita é única à medida que o público faz suas escolhas e deixa de ser mero espectador. O elenco de artistas da mostra inclui ainda Ana Holck (BR), Caio Reisewitz (BR), Frantz (BR), Giselle Beiguelman (BR), Perry Bard (NY/EUA), Raquel Kogan/Lea van Steen (BR), Saint Clair Cemin (BR/FR), Toby Christian (Londres/GB) e Wagner Morales (BR/FR).

Instantâneo/Simultâneo fica em cartaz até 7 de agosto. No site oficial do projeto, é possível fazer a visitação virtual de qualquer lugar do mundo, além de participar do resto da programação de AGORA / ÁGORA, da qual falamos aqui.

Tags:, , , , , ,

26/05/2011

Avatar photo

Revista NOIZE