Pense num disco que um a cada três ingleses possui em casa – e que até hoje é um dos mais vendidos no mundo. Com 40 anos de idade completados hoje, “The Dark Side of Moon” é a obra do Pink Floyd que mais desperta o interesse dos fãs. Ele foi o primeiro LP a trazer evoluções sonoras nunca antes vistas e a explorar todo o potencial dos aparelhos estéreos que começavam a se popularizar na Europa naquele início de década.
“The Dark Side of the Moon” – o oitavo trabalho de estúdio do Pink Floyd – chegou às lojas no dia 1° de março de 1973 e chamou atenção de imediato, por conta da ousadia de Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright. Os experimentos criados com sintetizadores VCS 3 estão presentes da primeira música, a instrumental “Speak to Me”, à última, “Eclipse”. Por coincidência ou não, o disco devolveu ao Pink Floyd o sucesso que o grupo só havia atingido no seu início, quando ainda era comandado por Syd Barrett.
Em pouco mais de 40 minutos, “The Dark Side of the Moon” é uma verdadeira viagem musical e psicodélica. E, justamente por isso, considerado mais uma daquelas unanimidades intocáveis do mundo do rock.
“The Dark Side of the Moon” também tem as suas curiosidades. Por exemplo: quando o álbum é tocado simultanamente com o filme “O Mágico de Oz”, de 1939, ocorrem diversas correspondências entre a película e o disco. O som da caixa registradora, no começo de “Money”, aparece exatamente quando Dorothy pisa pela primeira vez na estrada dos tijolos amarelos. E o bater de coração no fim do álbum ocorre no momento em que Dorothy tenta ouvir o peito do homem de lata.
Enga-se quem acha que as coincidências param por aí. Assista o vídeo abaixo e tente encontrar outras tantas:
Outra unanimidade: algumas das músicas mais bonitas do rock progressivo estão nesse disco, como “Time” e “The Great Gig in the Sky”. E se você ainda não tem uma cópia de “The Dark Side of the Moon”, não perca mais tempo. Nunca mais houve espaço para uma obra tão complexa quanto essa. O documentário “The Making of The Dark Side of the Moon”, lançado em 2003 pela série Classic Albums (Eagle Rock Entertainment), conta como foi o processo de criação e gravação do disco.
Aproveite o final de semana para assistir o filme: