Quem acompanha as redes oficiais do BaianaSystem pode estar com os níveis de ansiedade lá em cima com as novidades que a banda anda divulgando. Desde o final do ano passado, eles vêm compartilhando conteúdos exclusivos dos bastidores da gravação do próximo disco, que sai já no dia 2 de fevereiro, data em que a banda completa 10 anos.
Apesar de alguns vídeos terem rolado no perfil oficial da banda no Facebook, é o perfil no Instagram que concentra a maioria dos registros. Os vídeos exploram o universo do processo criativo do álbum, os bastidores da gravação, insights sobre as composições e apresenta algumas parcerias que estão construindo o projeto junto com o Baiana. Pelas palinhas divulgadas até agora, o músico e instrumentista Curumin aparece tocando bateria e gravando vocais junto com Edgar (multiartista que participa da faixa “Exú nas Escolas” de Elza Soares em Deus É Mulher e que conversou com a gente no fim do ano passado) junto com Daniel Ganjaman, o produtor parceiro de Criolo e responsável pela produção de Duas Cidades (2016), segundo disco do BaianaSystem.
Outros artistas apresentados são o rapper baiano Vandal de Verdade, o Mestre Ubiratan Marques e as mulheres do Samba de Lata de Tijuaçu, grupo da comunidade quilambola do Tijuaçu – território que mais abriga famílias quilambolas na Bahia. A dupla de compositores Antonio Carlos & Jocafi completa o time de parceiros já revelados. Na entrevista feita com a dupla na seção “5 perguntas” da revista NOIZE #78 que acompanhou o vinil do disco Xenia (2017), de Xenia França, pelo NOIZE Record Club, Antonio Carlos já tinha antecipado a participação: “Você conhece o Russo Passapusso? Nós estamos fazendo músicas com ele, já temos 14 prontas para um disco juntos. Também já temos 3 faixas com o BaianaSystem, que vão sair no próximo disco deles”, adiantou. Manu Chao e BNegão também são nomes de peso que estarão presentes entre os feats do novo disco.
Uma das “trincas” de vídeos postados pelo Baiana comemora a batalha de 7 de janeiro de 1823, na qual os portugueses que ainda tentavam invadir a costa baiana após a Independência do Brasil foram definitivamente expulsos de Itaparica. Será que vira a ilha vai virar música?
As publicações lançam como pista a #ideogramaiorubano, que pode indicar um possível título, e, em alguns vídeos, se referem ao novo álbum como “disco |||” e “disco XXX”. Enquanto o lançamento não sai, a dica é ficar de olho nas próximas pistas do BaianaSystem. Confira os vídeos abaixo: