Bia Ferreira representa o Brasil no Tiny Desk Meets globalFEST 2023

26/01/2023

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Luan Cardoso e Camila Picolo/Reprodução

26/01/2023

O Tiny Desk Meets globalFEST entra em sua terceira edição e traz como representante do Brasil, a cantora, compositora e multi-instrumentista Bia Ferreira.

O projeto é fruto de uma parceria entre a emissora estadunidense NPR Music, criadora do famoso canal de apresentações ao vivo Tiny Desk, e a plataforma musical globalFEST, que também realiza um festival anual, além de ser uma organização sem fins lucrativos para curadores e artistas. Criado em 2021, durante as limitações impostas pela pandemia de Covid-19, o Tiny Desk Meets globalFEST é um festival que reúne apresentações exclusivas gravadas à distância, destacando artistas espalhados em diferentes contextos, por todo o mundo.

*

Neste ano o festival foi transmitido entre os dias 24 e 26/1 reunindo 9 apresentações de países como China, Ucrânia, Marrocos, Estados Unidos, Romênia, Mauritania, Reino Unido, Itália e outros.

No vídeo de Bia, gravado na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, a mineira toca acompanhada por Érica Silva no baixo, Mari Lima na guitarra e Pé Beat na bateria. Em pouco mais de 17 minutos, ela apresenta composições como “De Dentro do AP”, “Levante a bandeira”, “Aquela Moça” e “A Conta Vai Chegar”, parte do repertório dos discos Igreja Lesbiteriana, Um Chamado (2019) e Faminta (2022).

A apresentação da cantora, disponível na íntegra no minuto 15:52, se dá em um vídeo que interliga Ferreira a outros dois grandes artistas, Septeto Santiaguero, de Cuba, e Moonlight Benjamin, do Haiti. “Eu fiquei assustadíssima quando surgiu o convite para fazer o Tiny Desk porque eu achei que fosse trote. E fiquei muito feliz porque a maioria dos artistas que eu admiro mundialmente tocaram no Tiny Desk”, conta Bia Ferreira, em nota divulgada pela imprensa.

“O globalFEST tem sido uma maneira brilhante de descobrir música de todo o mundo e trazer o palco do globalFEST para nossa série de concertos Tiny Desk (em casa) tem sido uma porta de entrada para um público novo e de mente aberta para tantos grandes talentos”, afirma Bob Boilen, criador do Tiny Desk. “A oportunidade de trazer artistas do globalFEST – de festivais anteriores, do atual e artistas com os quais não trabalhamos antes – para as casas dos espectadores por meio desses shows exclusivos filmados em todo o mundo, é a maneira perfeita de expandir o público para música diversificada”, reforçam os co-curadores e diretores do globalFEST, Bill Bragin, Isabel Soffer e Shanta Thake.

LEIA MAIS

Tags:, , , , , ,

26/01/2023

Revista NOIZE

Revista NOIZE