A programação da segunda edição do festival MC.Mulheres (Movimento Cidade Mulheres) tem foco na capacitação das mulheres negras no mercado musical. O evento acontece neste final de semana, entre 19 e 20 de maio, no Centro Cultural Carmélia, em Vitória, no Espírito Santo. Além da parte educativa, há uma mostra audiovisual com trabalhos de artistas locais e shows gratuitos de Luedji Luna, Cronista do Morro, Budah, Bia Ferreira, Josyara e N.I.N.A.
![](https://i2.wp.com/noize.com.br/wp-content/uploads/2023/05/LuedjiLuna42734ceu-scaled.jpeg?fit=819%2C1024&ssl=1)
“A gente sabe que a maioria das mulheres são as responsáveis pelo corre inteiro, da produção musical, a criação de figurino e na gestão de mídias sociais. Entendemos que apresentar noções de empreendedorismo – ou seja, administrar o produto, no caso, elas próprias – é útil na vida real”, reflete Isabella Baltazar, programadora do festival.
A programação de atividades traz oficinas com pontos de vista multidisciplinares, contribuindo para o desenvolvimento da carreira. Desde segunda-feira, 15/5, um grupo de artistas selecionadas por edital destinado a artistas do Espírito Santo e da região nordeste está realizando uma imersão com palestras e mentorias. Dentre os temas abordados estão composição musical, noções de mixagem e masterização e funcionamento da indústria da música.
![](https://i0.wp.com/noize.com.br/wp-content/uploads/2022/12/4-DSC02108.jpg?resize=1024%2C683&ssl=1)
A curadora comenta a motivação da seleção de convidadas e atividades: “Criamos o projeto a partir de recortes: o primeiro é de gênero, então priorizamos pessoas de identidade de gênero femininas; depois um recorte racial, buscando mulheres negras e/ou indígenas; e também um recorte territorial, buscando áreas invisibilizadas da cena artística. As selecionadas do edital vão se ver em toda a programação, tanto nas mentoras, quanto na programação do festival – todas são mulheres pretas.”
Ingressos gratuitos
Endereço: R. Eng. Manoel dos Passos Barros, nº 160, Mário Cypreste, Vitória (ES)