Blondie, Le Tigre e mais: 5 bandas que influenciaram o Cansei de Ser Sexy

27/03/2025

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos: Acervo Pessoal

27/03/2025

O Cansei de Ser Sexy emergiu no início dos anos 2000, destacando-se internacionalmente pela irreverência e fusão de estilos, como o pop e o eletroindie. A NME até chegou a criar um rótulo para esse mash up musical, o “New Rave”, que tinha o Cansei de Ser Sexy como uma das principais referências.

A banda incorporou uma variedade de influências que moldaram sua identidade sonora e performática, aliados a uma estética colorida e vibrante. A seguir, confira alguns desses nomes que influenciaram o Cansei, seja na performance de palco ou na essência musical:

*

Blondie

A habilidade do Blondie em mesclar punk, disco e new wave ressoa na abordagem eclética do CSS. Alé disso, a presença magnética de Debbie Harry no palco encontra eco na performance da vocalista, Lovefoxxx.

Madonna

A Rainha do Pop não só influenciou o CSS esteticamente, mas também inspirou reinterpretações fora da casinha. O cover de “Hollywood” pelo CSS adiciona uma camada de ironia e frescor punk à crítica de Madonna sobre a indústria do entretenimento. A capacidade da cantora de se reinventar também é refletida na abordagem camaleônica do CSS.

Le Tigre

Conhecido pela mistura de eletrônica lo-fi e ativismo, o Le Tigre influenciou o CSS na incorporação de elementos eletrônicos crus e dançantes, para além da estética colorida e do audiovisual acelerado dos clipes, com referências diretas da pop art, o que combina muito com a vibe do Cansei. A atitude DIY (faça você mesmo) do Le Tigre também ressoa na produção inicial do CSS, na qual a espontaneidade e a energia bruta são valorizadas.

Devo

A estética futurista e a crítica à conformidade presentes no Devo encontram paralelo no CSS, especialmente na forma como a banda brasileira utiliza ironia e performance teatral para ironizar alguns padrões. A desconstrução de normas musicais e visuais pelo Devo inspirou o CSS a experimentar e subverter expectativas, criando uma identidade única.

Sleater-Kinney

A influência do trio Sleater-Kinney é evidente na postura assertiva e na exploração de temas feministas pelo CSS, para além de dividirem o mesmo selo, Sub Pop. Como prova dessa referência, vale lembrar que o CSS lançou a faixa “I Wanna Be Your J.Lo (Sleater-Kinney vs. J.Lo)” no EP “A Onda Mortal / Uma Tarde com PJ” (2004), com sample da faixa “I Wanna Be Your Joey Ramone”, do álbum Call The Doctor (1996).

Celebrando 20 anos de seu álbum de estreia, o Cansei de Ser Sexy é o lançamento do mês no Noize Record Club, com uma edição especial em vinil amarelo opaco acompanhada da revista Noize #159. O relançamento reforça a atemporalidade do disco e a influência duradoura do CSS na música pop alternativa.

Tags:, , , ,

27/03/2025

Avatar photo

Revista NOIZE