Para as performances de Debbie Harry existirem, Marian Anderson teve que lutar (e cantar) para conquistar um lugar para as mulheres na música. Se hoje uma mulher com um violão nas costas é comum, é porque muitas tiveram que quebrar padrões anos atrás. E assim por diante.
Hoje o dia é especialmente das mulheres. E para homenageá-las, nós reunimos abaixo quinze artistas que mudaram a música para sempre. Confere aí:
1 – Marian Anderson
Ela foi uma das cantoras mais influentes da primeira metade do século 20. Marian era cantora de ópera e sempre lutou pelos direitos dos artistas negros. Em 1955, ela tornou-se a primeira musicista negra a se apresentar na Metropolitan Opera, nos Estados Unidos.
Também conhecida como a “Primeira Dama da Canção”, ela é uma das melhores cantoras de todos os tempos. Sua voz alcançava três oitavas perfeitamente, ou seja, partindo de um tom mais grave, ela conseguia atingir qualquer nota em três alturas diferentes. Assim, Ella Fitzgerald conseguia criar harmonias únicas. George Gershwin, famoso compositor estadunidense, disse uma vez que nunca soube o quão boas eram suas composições até ouvi-las na voz de Ella.
3 – Patsy Cline
Se hoje as mulheres da música country são muitas, é por causa dela. Patsy foi uma das cantoras precursoras do country feminino solo. Ela deixou de acompanhar os homens como segunda voz e passou a cantar sozinha sua música country. Patsy morreu cedo demais, aos 30 anos, em um acidente de avião.
Além de seu contralto excepcional, a cantora se envolveu no movimento dos direitos civis dos Estados Unidos a partir de 1960. Sua música teve muita influência na luta pela igualdade de direitos no país. Diversos artistas citam a cantora de soul como uma de suas maiores influências.
5 – The Shirelles
As Spice Girls não seriam nada sem o primeiro grupo de vocal feminino, criado em 1957 depois de um concurso de talentos do colégio. Shirley Owens, Doris Coley, Addie “Micki” Harris e Beverly Lee também foram as primeiras a chegarem no primeiro lugar do Top 100 da Billboard, com a música “Will You Still Love Me Tomorrow”.
6 – Janis Joplin
Sua presença de palco e voz são de arrepiar. A musa hippie começou uma nova era de cantoras de rock que sofreram muito a sua influência. Com apenas 27 anos, ela morreu de overdose de heroína, e hoje ela permanece como uma das maiores lendas do rock.
7 – Joni Mitchell
Ela é nada menos que a melhor guitarrista do mundo, segundo a revista norte-americana Rolling Stone. Joni foi uma das primeiras mulheres a fazer sucesso com seus acordes no violão e na guitarra. Ela foi inovadora em diversas técnicas, como a incorporação de ‘slaps’ para produzir sons de percussão no violão e o uso de cerca de cinquenta afinações diferentes em suas músicas.
8 – Suzi Quatro
Ela foi a primeira baixista a fazer sucesso e quebrou barreiras para outras artistas femininas. Segundo Suzi, “Antes de eu fazer o que fiz, nós [mulheres] não tínhamos um lugar no rock’n’roll”. Assim como Janis Joplin, ela ajudou a desconstruir a imagem da mulher frágil e ganhou espaço em um mundo que ainda era muito dominado pelo homem.
9 – Patti Smith
A “Madrinha do Punk” foi uma grande influência para o gênero. Ela é conhecida por escrever, em 1970, a primeira música punk: “Piss Factory”. Patti Smith abriu caminho para uma nova geração de mulheres do rock.
10 – Joan Jett
Ela nasceu em uma época em que as mulheres que tocavam guitarra não eram aceitas pela sociedade. Joan e Joni Mitchell são as únicas mulheres a estarem na lista dos melhores guitarristas de todos os tempos da revista norte-americana Rolling Stone. Depois do término da banda feminina The Runaways, Joan Jett continuou em carreira solo e no ano passado lançou seu décimo disco com os the Blackhearts, “Unvarnished”.
11 – Debbie Harry
Seu cabelo super loiro e sua atitude sexy no palco fizeram da vocalista irreverente do Blondie uma das maiores influências do rock feminino. As performances ao vivo de Debbie fizeram com que ela redefinisse, novamente, o conceito de uma mulher do rock.
12 – Madonna
A “Rainha do Pop” é a mulher mais bem sucedida da música de todos os tempos. Dos anos 80 pra cá, Madonna vem se reinventando constantemente, mas sempre mantendo sua identidade musical e visual. Não há um(a) artista pop que não tenha sofrido a influência dela.
13 – Björk
A islandesa que conquistou o mundo com o seu talento abordou diversos estilos musicais durante sua carreira. Ela é conhecida por suas experimentações na música e continua inovando até hoje.
14 – Lil’ Kim
Ela está aqui porque foi a primeira rapper feminina a fazer sucesso na música. Seu quarto álbum “The Naked Truth” é tido por muitos como um clássico do Hip hop.
15 – Amy Winehouse
A cantora que nos deixou cedo demais abriu caminho para uma nova geração de musicistas. Sua voz icônica e profunda e suas belas e, por vezes, dolorosas letras pessoais fizeram de Amy Winehouse uma das mulheres mais conhecidas da música moderna.