Essa até saiu faz um tempinho, mas pra mim é nova. O inglês Banksy, grafiteiro mais badalado do mundo, teve sua identidade supostamente revelada pelo jornal Daily Mail. Sabemos como são esses tablóides ingleses, mas segundo eles, o cara tem 34 anos, é de Bristol e foi um estudante de classe média de escola pública. A foto foi tirada na Jamaica há quatro anos atrás. Será que é ele mesmo? Foi publicado ainda um suposto auto retrado dele.
Pra quem não conhece o Banksy, ele ganhou notoriedade por seu trabalho excepcional, cheio de ironia e sarcasmo, cutucando o nosso modo de vida, a nossa sociedade. Mas principalmente por conseguir manter sua identidade oculta e ter trabalhos vendidos por mais de £250,000 para celebridades como Brad Pitt, Jude Law e Christina Aguilera.
Atualmente o próprio governo inglês já trata suas pinturas como arte.
Nesse trabalho já clássico, batizado de “Tesco Generation”, e em alguns outros, foi colocada uma proteção de plástico na parede, no caso pela subprefeitura de Islington.
Mas a proteção não funcionou. Talvez tenha sido um protesto ao protesto ou algum funcionário que vestiu a camisa da rede de supermercados que tem o monopólio na Inglaterra, não sei. A verdade é que tentaram detonar a sacola (será que não é um protesto de algum brasileiro pelo preço das sacolas que não são entregues de graça e a bangu como nos nossos supermercados? hehehe).
Mal e porcamente, alguém repintou a sacola e ai sim protegeram tudo.
Mas não foi suficiente. Algum outro grafiteiro adicionou um balão dizendo “Deus salve nosso Baracksy” numa referência a frase “Deus salve a Rainha”. Será que é um protesto pelo fato dos grafites de Banksy terem sido protegidos? Ou por ele ter se tornado tão hype quanto Obama?
O que você acha?