Nós perguntamos e vocês elegeram, numa enquete no Facebook da NOIZE, os três melhores discos do Red Hot Chili Peppers. Então, aproveitamos para falar um pouquinho sobre cada um deles:
“Blood Sugar Sex Magik” (1991)
Esse é um dos álbuns responsáveis pelo iníco da popularidade da banda. Logo que saiu já atingiu o número três nas paradas da Billboard, vendendo mais de treze milhões de cópias no mundo todo.
“Blood Sugar Sex Magik” traz faixas de sucesso como: “Under the Bridge”, “Give It Away”, “Suck My Kiss” e “Breaking the Girl”. E também uma homenagem ao ex-guitarrista Hillel Slovak – que morreu de overdose em 1988 – na música “My Lovely Man”.
Tudo ia bem com a banda. Mas, que durante a turnê de divulgação, John Frusciante deixou a banda, por um desconforto quanto à popularidade do grupo. Isso um ano depois, em 1992.
“Californication” (1999)
“Californication” que é o sétimo álbum de estúdio do RHCP e também foi produzido por Rick Rubin, o mesmo por trás do sucesso de “Blood Sugar Sex Magik”.
O álbum tem como hits as músicas “Otherside” e “Californication”, singles que emplacaram nas rádios e na MTV e contribuíram para queo álbum atingisse a marca expressiva de 16 milhões de cópias vendidas.
As críticas sobre o álbum na época de lançamento diziam, em grande parte, que os Chili Peppers estavam se atrevendo a ser mais espirituais do que em qualquer outro disco de sua carreira.
“Stadium Arcadium” (2006)
Esse é um álbum duplo, que condensa 28 faixas em dois discos, que foram batizados separadamente com os nomes “Mars” e “Júpiter”.
“Stadium Arcadmium” é também uma coletânea de sucessos que, na semana de estreia, já alcançou o primeiro lugar da Billboard 200, com hits como “Snow (Hey Oh)”, “Dani California” e “Tell Me Baby”.
Esse também foi o último álbum lançando antes da saída – dessa vez para nunca mais voltar – de Frusciante.
“Stadium Arcadium” teve sete indicações ao Grammy 2007 e um prêmio, na categoria de Melhor Álbum de Rock.