Os clássicos psicodélicos de Alceu Valença voltarão ao vinil

26/02/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

26/02/2016

Três discos que marcam o início da carreira de Alceu Valença serão reeditados em vinil pela Polysom. Os históricos Molhado de suor (1974), Vivo! (1976) e Espelho Cristalino (1978) serão relançados pela Polysom no segundo semestre de 2016 (leia mais abaixo).



*

Além desses álbuns, a Polysom lançará o LP de Saudade de Pernambuco, disco gravado em Paris, em 1979, que nunca saiu em vinil. Esse álbum só foi lançado em CD em uma edição genérica dentro da coleção de Forró e Sertanejo do Jornal da Tarde, de São Paulo, em 1998. Ainda que não seja exatamente um disco de forró ou de sertanejo, esse álbum é importante para a discografia do músico porque marca o ponto em que Alceu diminuiu sua influência roqueira, preferindo trabalhar mais com sua raiz nordestina:

– Meus primeiros discos, principalmente Molhado de Suor, têm uma sonoridade única, ninguém fazia aquilo no Brasil, mas a coisa do rock era mais intencional do que formal. Até em Espelho Cristalino havia o rock como intenção, mas as melodias eram bem nordestinas. Quando estava na França, comecei a repensar isto. Ora, velho, quando passei um tempo nos Estados Unidos eu cantava coco nas praças e os americanos gostavam, então pensei: “por que nós também não curtimos esta música, por que elas continuam apenas como uma coisa folclórica?”. Comecei a lembrar da música de Pernambuco, coco, caboclinho, maracatu, [isso] teve também muita influência da convivência com Jackson do Pandeiro. Durante 1978, passei um ano fazendo turnê com ele. Então este disco deu uma nova direção à minha música – declarou ao JC.

Alceu Valença tocando com Jackson do Pandeiro nos anos 1970. (Reprodução)

Alceu Valença tocando com Jackson do Pandeiro nos anos 1970. (Reprodução)

Saudade de Pernambuco será reeditado também em CD. Como se não fosse suficiente, Alceu Valença pretende lançar a trilha sonora do filme A luneta do tempo (que foi dirigido por ele) em março e também um CD e DVD com o registro ao vivo do show Vivo! Revivo!.

Tags:, , , , , , , , ,

26/02/2016

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes