Sintetizadores, drum machines e samplers: dá pra imaginar a música dos últimos mais de 50 anos sem eles? Acreditamos que não, e o novo lançamento da editora britânica Velocity Press reforça esse argumento: o livro Synthesizer Evolution: From Analog to Digital (and Back), “Evolução do Sintetizador: do Analógico ao Digital (e Vice-Versa)” em tradução livre, anunciado para novembro.
Escrito pelo músico e artista Oli Freke, a obra cataloga cada sintetizador, drum machine ou sampler lançado de 1963 até 1995 através de uma pesquisa que compreende o surgimento desses equipamentos, a revolução digital que os impacta e as novas possibilidades de aliar os modelos analógicos à tecnologia dos softwares. Cada um dos instrumentos é ilustrado em desenho à mão.
Informações sobre vendas internacionais devem ser consultadas no próprio site da editora, onde a pré-venda já está disponível. Para entrar na vibe, reveja uma cena histórica: a lenda Herbie Hancock interagindo com um Rhodes Chroma – sintetizador analógico – em plena década de 80 ao lado do amigo Quincy Jones.